Sociedade nas empresas: pontos positivos e negativos dessa aliança

Quando se pensa em abrir um negócio logo vem à mente uma questão: devo abrir uma empresa individual ou em sociedade? Essa é a dúvida de grande parte das pessoas.

Quando se pensa em abrir um empreendimento logo vem à mente uma importante questão: devo abrir uma empresa individual ou em sociedade? Essa é a dúvida de grande parte das pessoas que pretendem iniciar um novo negócio, porém têm medo de arriscar a divisão do patrimônio.

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE-SP divulgada recentemente mostra que 27% das empresas paulistas fecham em seu primeiro ano de atividade. Isso não ocorre somente em São Paulo, já que diversos distritos do país sofrem com o mesmo problema e muitas vezes esse fechamento decorre da má administração gerada a partir de conflitos entre sócios.

Também vale lembrar que, o empresário que está iniciando enfrenta outras situações difíceis, como a falta de clientes, custos elevados e déficit de capital. Por isso, é extremamente importante que se conheça bem os pontos positivos e negativos de se ter um sócio, além de poder contar com um profissional especializado acompanhando todo o processo de abertura da nova empresa.

Pontos positivos

  • Poder dividir as ideias e problemas da empresa
  • Saber que tem alguém para representar a companhia na sua ausência
  • Ter mais capital para investimentos

Pontos negativos

  • Falta de afinidades no dia a dia
  • Mistura de problemas pessoais com profissionais
  • Falta de liberdade para tomar decisões

Para uma sociedade dar certo, não há receita. O ideal é que as funções de cada um sejam bem definidas e que os objetivos sejam comuns buscando sempre o sucesso e o acúmulo de capital.

Dora Ramos atua no mercado contábil administrativo há mais de vinte anos. É fundadora e diretora responsável pela Fharos Assessoria Empresarial.

Cláudio Alfenas 18-02-2014 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.