Como fazer networking de forma estratégica

Quando a networking é desenvolvida por meio de um plano de relacionamento estratégico, os contatos da rede são fortalecidos

Quando a networking é desenvolvida por meio de um plano de relacionamento estratégico, os contatos da rede são fortalecidos

Como fazer networking de forma estratégica

O termo networking é bastante conhecido no campo profissional. Nada mais é do que os relacionamentos que uma pessoa tem em uma rede de contatos, sejam eles pessoais ou profissionais. À proporção que aumentam os contatos, aumenta a probabilidade de sucesso e colocação profissional. Entretanto, é preciso fazer a networking de forma estratégica e com sabedoria.

Quando a networking é desenvolvida por meio de um plano de relacionamento estratégico, os contatos da rede são fortalecidos e surgem novas experiências, o que garante maior satisfação pessoal. Mas como impulsionar nossa networking?

Os contatos devem ser fortalecidos com encontros pessoais

Não basta estabelecer uma rede de contatos apenas no ambiente virtual, como as redes sociais, é preciso fortalecer os relacionamentos com encontros pessoais. Sendo assim, marque um happy hour com seus contatos, convide-os para almoçar ou tomar um cafezinho. Mas é importante que tudo seja feito naturalmente. Ambas as partes devem ter interesse no relacionamento, sem exageros nem pressão.

Os relacionamentos devem ser recíprocos

Embora você deva se conectar com o maior número de pessoas possível, é imprescindível que você escolha, de forma estratégica, com quem você se relaciona. Entretanto, os relacionamentos devem ser recíprocos para que surtam bons resultados. Dessa forma, você conseguirá desenvolver mais facilmente tanto a empatia como a sinergia, tão importantes na networking.

Ser um bom ouvinte garante uma networking de sucesso

Ser um bom ouvinte garante uma networking de sucesso. Lembre-se de que as pessoas querem atenção. Ao mostrar interesse em suas opiniões e pontos de vista, você fortalece suas conexões na rede. Além de ouvir as pessoas, é importante dar a elas feedback por meio do reconhecimento de suas conquistas. Mas isso deve ser feito espontaneamente. Assim você ganha a atenção de todos, além de credibilidade.

A networking deve ser uma prática constante

Faça da sua networking uma prática constante. Participe mais ativamente da vida de todos. Lembre-se de felicitá-las nos aniversários e momentos importantes. Cultive sempre a empatia e seja solícito com todos. Não se esqueça de reativar contatos mais antigos. Todos são de grande valor.

O compartilhamento de conhecimentos e experiências é essencial

Todos precisam de dicas, orientações, referências e sugestões. O compartilhamento é uma das melhores estratégias da networking. Por meio dele, você troca conhecimentos e experiências de suma importância. Isso permite a todos o crescimento pessoal e profissional.

Fonte: Administradores.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Treinamento Profissional.

Andréa Oliveira 14-07-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.