Saiba como aumentar a produtividade com a “regra dos 10 minutos”

A regra dos 10 minutos motiva as pessoas, reduz a vontade de procrastinar e aumenta a produtividade

A regra dos 10 minutos motiva as pessoas, reduz a vontade de procrastinar e aumenta a produtividade

Saiba como aumentar a produtividade com a “regra dos 10 minutos”

 

No universo corporativo, as demandas são inúmeras. Quando acumuladas, o empreendedor ou o colaborador se vê diante de uma bola de neve, que aumenta gradativamente conforme vão surgindo novas demandas. Por tais motivos, é fundamental organizar as tarefas - das prioritárias até as menos urgentes. Dessa forma, o profissional ganha em produtividade e qualidade no desempenho de suas funções.

A procrastinação afeta o desempenho profissional

Entretanto, o mundo digital e seus atrativos (redes sociais e apps de mensagens) podem prejudicar a produtividade do empresário ou do funcionário de uma empresa, o que pode levá-lo a outro problema bastante comum nos dias de hoje: a procrastinação. Trata-se da vontade de adiar ou demorar a fazer algo, o que resulta em acúmulo de trabalho e em baixo desempenho profissional.

A “regra dos 10 minutos” motiva as pessoas

Felizmente, uma técnica desenvolvida por Amy Morin, psicoterapeuta norte-americana, auxilia as pessoas a fazerem mais tarefas em menor tempo. Trata-se da “regra dos 10 minutos”. Por meio dela, o indivíduo foca toda a sua atenção no trabalho durante 10 minutos. Após esse tempo, ele pode continuar a fazer a atividade ou não. Por mais surpreendente que pareça, esta é uma forma de estímulo para a realização da tarefa integralmente.

A “regra dos 10 minutos” aumenta a produtividade

Ao estabelecer pequenas metas para cada fase do trabalho, a pessoa sente-se muito mais engajada e se torna mais produtiva. Com a “regra dos 10 minutos”, “cerca de 90% das pessoas permanecem focadas no trabalho mesmo após 10 primeiros minutos. Na verdade, eles veem os seus avanços em tão pouco tempo que se sentem motivadas para finalizar o trabalho o quanto antes”, afirma Morin.

A “regra dos 10 minutos” diminui a vontade de procrastinar

Segundo a psicoterapeuta, durante as tarefas, normalmente as pessoas têm medo de falhar, o que as leva à procrastinação. Mas com o emprego dessa simples técnica, a ansiedade, o receio e o temor enfraquecem dando lugar à confiança e à segurança para desenvolver as atividades de forma mais eficiente, o que aumenta a produtividade. Basta realizar a tarefa sem interrupções por 10 minutos que a vontade de procrastinar acaba.

Conheça o Curso a Distância CPT Gerenciamento do Tempo e Online.

Confira os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Treinamento Profissional.

Fonte: revistapegn.globo.com

Andréa Oliveira 19-07-2018 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.