5 dias para fugir de conflitos no trabalho

Para que o ambiente de trabalho seja harmonioso, colaborativo e saudável, é indispensável evitar situações conflitantes

5 dias para fugir de conflitos no trabalho

Conviver com o outro, no campo profissional, pode se tornar um tanto quanto complicado. Alguns possuem particularidades comportamentais turbulentas, que geram conflitos e mal-entendidos. Outros são mais acautelados e discretos, mas criam desavenças por não se expressarem da forma adequada. Como resultado, o ambiente de trabalho se torna insalubre, contaminado por intrigas e rivalidades.

Disputas entre rivais e mexericos podem comprometer a carreira dos envolvidos por impactar diretamente na imagem profissional. Vale lembrar que uma carreira de sucesso está alicerçada em atitudes positivas e produtivas. Para que o ambiente corporativo seja harmonioso, colaborativo e saudável, é indispensável evitar situações conflitantes. Mas como fugir de conflitos no trabalho e ser mais feliz profissionalmente?

1. Saiba conviver pacificamente


Os relacionamentos nem sempre são harmônicos, pois as opiniões, as convicções e a forma como as pessoas veem o mundo são diferentes. Às vezes, não comungamos das mesmas ideias e escolhas do outro, mas temos de respeitá-las. Uma comunicação interpessoal efetiva e produtiva permite que as pessoas encontrem um denominador comum entre si. Este é o caminho para convivermos pacificamente no trabalho.

2. Construa bons relacionamentos


“Bons relacionamentos são construídos com afinidade, empatia e respeito”, afirma Gregório Ventura, professor do Curso CPT Gestão de Pessoas em Vendas. Para isso, é importante interagir informalmente com os colegas de trabalho. Nos encontros ao fim do expediente, podem surgir amizades verdadeiras, fortalecidas com a proximidade entre as pessoas. Essa interação forma parcerias, que contribuem positivamente com a vida profissional.

3. Mostre interesse em ajudar


Para evitar conflitos, nada melhor do que compartilhar ideias e conhecimentos. Ser colaborativo e estar disposto a ajudar o outro é visto com bons olhos por todos, inclusive pelo chefe de setor. Mesmo porque esse comportamento mostra outras importantes qualidades, como proatividade e empatia, ambas de sumo valor na esfera profissional (e pessoal). Dessa forma, ganha-se a simpatia, a confiança e o apreço de todos.

4. Aceite as críticas construtivas


Quando se recebe críticas, independentemente de onde venham, elas devem ser filtradas. Normalmente, algumas são negativas e não nos beneficiam em nada, mas outras são construtivas e nos estimulam ao aperfeiçoamento. Sendo assim, devemos escutar a crítica das pessoas sem nos sentirmos ofendidos nem injustiçados. Esta é a melhor maneira de mostrarmos maturidade profissional e aprimorarmos nosso desempenho no trabalho.

5. Fuja de fofocas e comentários maldosos


Para não nos envolvermos em episódios conflitantes, devemos nos afastar de comentários maldosos e fofocas. Eles não apenas criam desafetos como também podem destruir a vida das pessoas. Devemos ser mais humanos, solidários e gentis para com o próximo. Portanto, se algum colega de trabalho começar a tecer intrigas e fazer mexericos, devemos nos afastar discretamente e voltar às nossas atividades.

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial.

Leia o artigo "Administração de conflitos empresariais: como agir de forma estratégica?"

Fonte: blog.unyleya.edu.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 13-11-2019 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.