5 motivos para medir a visibilidade da marca nas mídias sociais

Um dos melhores indicadores para mensurar a visibilidade da marca nas mídias sociais é o Share of Voice

5 motivos para medir a visibilidade da marca nas mídias

Uma das formas de ganhar destaque em um mercado tão concorrido é aumentando a visibilidade da marca nas mídias sociais. Um dos melhores indicadores para mensurar isso é o Share of Voice, que analisa os resultados das estratégias de marketing. Sem falar que o SOB monitora os concorrentes, os clientes e o mercado. Na verdade, são vários os motivos para medir a visibilidade da marca com o SOV. Vejamos, a seguir, com mais detalhes:

1. Buscar informações sobre o consumidor


Buscar informações sobre o consumidor, seus hábitos de consumo e seu comportamento no mercado é determinante para aumentar a visibilidade da marca. Por meio do SOV, é possível identificar os principais canais acessados por ele, além de consultar as suas opiniões em relação à marca. Esta é uma tática importante para conhecer a persona ideal para a marca e aumentar as estratégias de venda.

2. Melhorar a visibilidade em relação à concorrência


Uma marca sempre concorre com outra em busca de uma boa fatia do mercado. Entretanto, somente vence aquela capaz de melhorar a visibilidade da marca em relação à concorrência. Quando isso acontece, a empresa consegue aumentar as vendas e fixar a marca na memória dos consumidores. Na verdade, ao ganhar espaço nas mídias sociais, torna-se mais fácil posicionar a marca em um local de destaque dentre os concorrentes.

3. Ser capaz de se antecipar aos riscos

No momento em que a voz da marca começa a perder força nas mídias sociais, é porque a da concorrência está sobressaindo. Isso significa que a empresa está perdendo espaço no mercado. Ao conseguir antecipar esses riscos, é possível desenvolver novas estratégias de marketing para que ela recupere suas forças e se destaque novamente nas mídias sócias.

4. Avaliar o desempenho das campanhas


Com o indicador SOB, é possível avaliar, de forma mais efetiva e precisa, o desempenho das campanhas. Ao medir a repercussão da voz da marca nas mídias, é possível desenvolver estratégias mais assertivas para melhorar a visibilidade da marca. Da mesma forma, torna-se mais fácil participar das conversas na rede e avaliar os resultados da estratégia adotada. Quando bem planejada, a estratégia resulta na consolidação da marca nas mídias sociais.

5. Gerenciar a relevância da marca nas mídias


O Share of Voice permite à empresa gerenciar a relevância da marca nas mídias e, consequentemente, no mercado. Por meio dele, é possível mensurar o quanto a marca é conhecida nas mídias e quantas vezes é mencionada pelos usuários. A marca deve fazer parte da vida das pessoas para se fixar em suas memórias. Dessa forma, a empresa ganha espaço no mercado e passa a ser conhecida e reconhecida pelo público.

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Fonte: Rock Content

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 14-08-2020 Artigos

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