Alimentos que combatem o estresse do profissional

A atividade física é grande aliada no combate ao estresse, assim como alguns alimentos, como o maracujá

Alimentos que combatem o estresse do profissional

No campo profissional, as atribulações e intempéries do trabalho podem levar o indivíduo a desenvolver estresse. Trata-se de uma doença ocupacional, que afeta grande parte dos brasileiros das mais diversas profissões. O grande perigo é que muitos não assumem que estão estressados e continuam a lidar com os problemas sem cuidarem da saúde física e mental.

A atividade física é grande aliada no combate ao estresse, assim como alguns alimentos, principalmente os que contêm vitaminas do complexo B. Na verdade, praticar exercícios físicos e se alimentar bem não apenas reduz o quadro estressante como também garante bem-estar e disposição para aumentar a produtividade no trabalho.

Sendo assim, é importante estar atento aos principais sinais indicativos de estresse, como taquicardia, insônia, cansaço extremo, crises de ansiedade, mudanças de humor, prisão de ventre, diarreia, entre outros males. Dessa forma, torna-se mais fácil adotar medidas mais efetivas para combater o estresse, que vão desde as mudanças de hábitos até os cuidados com a alimentação.

Alimentos com vitamina B


O organismo de um indivíduo estressado usa glicose acima do normal. Consequentemente, a proteína presente nos músculos é consumida para produzir energia. Para equilibrar os níveis de glicose e repor o teor proteico, é importante consumir alimentos ricos em vitaminas B e proteína magra, como ovo, leite, queijo frescal, aveia, amêndoas, grão de bico, batata, entre outros. Todos considerados alimentos antiestresse.

Vegetais


Alface, espinafre e brócolis são vegetais excelentes para reduzir o estresse. Os talos da alface, por exemplo, contêm lactupicrina e lactucina, consideradas calmantes naturais. Já espinafre e brócolis são constituídos de ácido fólico e potássio, nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento das células. Sem falar que ambos os vegetais apresentam vitaminas do complexo B, benéficas ao sistema nervoso.

Frutas


Maracujá, banana, abacate e laranja são considerados frutas antiestresse. As folhas de maracujá contêm alcaloides e flavonoides, que agem no sistema nervoso central. Além disso, ambas as substâncias apresentam ação analgésica e de relaxamento muscular. Já a banana contém triptofano e vitamina B6, responsáveis pela produção de serotonina, que garante bem-estar ao organismo.

Outra fruta antiestresse é o abacate, pois controla efetivamente os níveis de cortisol, hormônio do estresse. O mesmo ocorre com a laranja, inibidora da ação do hormônio do estresse. Além disso, ela é fonte de vitamina C e vitaminas do complexo B, que agem no combate à fadiga, depressão e ansiedade.

Chás


Para aliviar a ansiedade e a irritabilidade, nada melhor do que os chás calmantes, preparados com folhas de maracujá, ou ainda capim-cidreira, camomila e melissa. Eles ajudam no equilíbrio do sistema nervoso e reduzem o estresse significativamente.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gestão Empresarial.

Leia o artigo "Como evitar o estresse no ambiente de trabalho."

Fontes: minhavida.com.br; natue.com.br

Andréa Oliveira 31-07-2019 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.