Como evitar o estresse no ambiente de trabalho

Para não comprometer a saúde e lidar de forma positiva com o estresse, primeiramente, é importante respirar fundo

Como evitar o estresse no ambiente de trabalho

O estresse acomete profissionais, das mais diversas áreas, independentemente do cargo que ocupam. Em especial nas grandes cidades, o trânsito caótico agrava ainda mais o quadro estressante e faz com que o profissional chegue ao trabalho exausto, ansioso e irritado. Com isso, as tarefas não rendem, muito pelo contrário, elas se acumulam, o que resulta em baixa produtividade.

Para não comprometer a saúde e lidar de forma positiva com o estresse, primeiramente, é importante respirar fundo. Em situações estressantes, a dica é inspirar e expirar lenta e profundamente até se acalmar. Dessa forma, a ansiedade e a agitação darão lugar ao equilíbrio e à serenidade. Além dos exercícios respiratórios, é indispensável mudar as atitudes para acabar de vez com o estresse.

Identifique os primeiros sinais


O estresse afeta não apenas a mente como também o corpo do indivíduo. Muitos profissionais não percebem o quão estão estressados por não saberem identificar sinais físicos característicos, como fadiga, insônia, dores de cabeça, pressão alta, taquicardia, episódios de ansiedade, entre outros sintomas.

Para que o problema não se intensifique, é fundamental identificar essas pistas e, em casos mais graves, consultar um especialista. Alimentar-se bem também ajuda a combater a doença, principalmente se forem ingeridos alimentos ricos em triptofano, como banana, e flavonoides, como maracujá, que acalmam o sistema nervoso.

Não antecipe problemas


No campo profissional, há pessoas que sofrem por antecipação, pois temem o futuro que está por vir, particularmente diante do alto índice de desemprego. Tal atitude é nociva à saúde física e mental, além de gerar distúrbios de ansiedade. Sendo assim, o profissional deve deixar os acontecimentos fluírem, no tempo certo, sem antecipar problemas.

Uma ótima dica é pensar de forma positiva e acreditar que tudo tem solução. Se algo não acontecer conforme o planejado, não se culpe. Pelo contrário, veja o problema com otimismo para criar um ambiente favorável a melhores resultados.

Comece a delegar tarefas


"Um erro bastante comum a profissionais com cargos de liderança é não saber delegar funções. Alguns líderes tomam para si responsabilidades que, muitas vezes, não lhe competem. Já não bastam as inúmeras atribuições do cargo, além da pressão contínua para alcançar metas", destaca Marcos Lanna, MBA em gestão de negócios e professor do Curso CPT a Distância e Online Treinamento de Gerente de Loja.

Quando se tem uma boa equipe, o líder pode e deve delegar tarefas, pois os bons resultados virão. Se as metas não forem alcançadas no tempo esperado, é preciso reconhecer suas próprias limitações e buscar novas estratégias junto ao time de colaboradores.

Mantenha-se offline em casa


O universo online aprisiona as pessoas de forma sutil e imperceptível. Normalmente, profissionais que trabalham conectados são bombardeados com uma chuva de informações vindas da rede interna da corporação, do chefe de setor, do colega de equipe. Por isso, ao chegar em casa, é indispensável desconectar-se para descansar a mente e repor as energias.

Distanciar-se das redes sociais, das mensagens instantâneas, da caixa de e-mails, certamente ajudará o indivíduo a relaxar. Os momentos de lazer com a família, longe do mundo virtual, farão com que os problemas do trabalho desapareçam. Sendo assim, é imprescindível desligar o celular e acabar com esse comportamento viciante de permanecer conectado.

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Leia o artigo "Os efeitos do estresse em nosso organismo."

Fontes: psicologiaviva.com.br; revistapegn.globo.com

Andréa Oliveira 29-07-2019 Artigos

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