Como gerenciar bem o tempo no trabalho

Saber administrar bem o tempo é uma das principais qualidades, que direcionam o profissional rumo ao sucesso

Como gerenciar bem o tempo no trabalho

Diante de certas tarefas, alguns profissionais procrastinam por falta de organização ou desmotivação. Outros se perdem em distrações corriqueiras, como mensagens em aplicativos ou acesso a e-mails irrelevantes. Nesse contexto, “torna-se fundamental gerenciar bem o tempo para melhorar a produtividade de forma qualitativa”, explica Marcos Antônio Barbosa, consultor de empresas e professor do Curso CPT Gerenciamento do Tempo.

Saber administrar o tempo é uma das principais qualidades, que direcionam o profissional rumo ao sucesso. Para isso, é preciso:

Primar pela organização


Primar pela organização é fundamental para otimizar o andamento das tarefas. Principalmente porque um local organizado, com tudo em seu devido lugar, permite que o profissional encontre o que precisa com agilidade e praticidade. Vale lembrar que não apenas a mesa de trabalho deve estar em ordem como também as atividades a serem desenvolvidas no dia. Esse é o primeiro passo para se tornar produtivo no trabalho.

Não se perder com distrações


Nada pior do que um profissional, que gasta seu precioso tempo com conversas nos corredores da empresa. Esses “poucos” minutos desperdiçados na ociosidade prejudicam a produtividade de forma bastante significativa. Com as interrupções, além de perder a concentração, são necessários alguns minutos a mais até que o profissional centralize novamente sua atenção nas atividades.

Separar tarefas prioritárias das demais


Separar tarefas prioritárias das demais é uma ótima estratégia para alcançar excelência em produtividade. Para isso, é interessante conversar com chefe de setor e colegas de equipe para determinar quais as prioridades. Se a demanda do dia for extensa, composta de múltiplas tarefas, basta agrupá-las conforme o grau de prioridade. Em muitos casos, há atividades que podem ser feitas a longo prazo.

Não se sobrecarregar com tarefas


No caso dos gestores de equipes, é importante evitar sobrecarga de tarefas para evitar resultados negativos. Sendo assim, é essencial delegar não apenas tarefas aos membros do time de colaboradores, como também transferir responsabilidades. Dessa forma, as atividades são desenvolvidas, com qualidade e eficiência, e o gestor administra melhor o seu tempo na execução de atividades prioritárias.

Definir prazos para terminar as tarefas


O planejamento profissional maximiza a produtividade e traz ótimos resultados à empresa. Por meio dele, é possível desenvolver estratégias para o alcance de metas em prazos definidos antecipadamente. Mais uma vez, torna-se impreterível estabelecer quais são as tarefas prioritárias Caso contrário, a equipe não conseguirá finalizá-las, em tempo hábil e com propriedade.

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Leia o artigo "5 dicas para ser produtivo no ambiente de trabalho."

Fontes: viverdecoaching.com.br; blog.wedologos.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 15-10-2019 Artigos

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