Como manter o engajamento da equipe remota

Com o regime home office como uma tendência atual, manter o engajamento da equipe remota é um grande desafio para o gestor

Como manter o engajamento da equipe remota

Em tempos de distanciamento social e com o regime home office como uma tendência atual, manter o engajamento da equipe remota é um grande desafio para o gestor. Entretanto, com jogo de cintura, equilíbrio e expertise em gestão de conflitos, é possível lidar com todas as dificuldades, que envolvem o momento de incertezas em que vivemos. Dessa forma, todos da equipe conseguirão se alinhar ao trabalho a distância e trarão ótimos resultados para a empresa.

“Cabe ao gestor criar condições de trabalho que estimulem o comprometimento da equipe, o potencial de concentração nas atividades e a conclusão das demandas com excelência. Com isso, todos têm a ganhar: gestor, equipe, empresa e clientes”, enfatizam Márcia Aparecida Clarindo Oliveira e Edson Moura da Silva, professores do Curso CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.

Crie uma rotina


Entretanto, é importante investir em ferramentas digitais, que permitam maior interação com a equipe. Esses canais de comunicação devem ser explorados conforme a urgência da mensagem, mas é preciso informar a todos da equipe sobre algumas regras. A interação com o time criará uma rotina saudável entre colaboradores e gestor. Além disso, é fundamental reavaliar os processos periodicamente para organizar as demandas e estabelecer novas metas.

Tome decisões em equipe


Tomar decisões em equipe passa aos colaboradores a ideia de pertencimento. O gestor que lidera sua equipe fundamentado nisso ganha a confiança de todos e os mantém engajados em busca dos objetivos planejados. Mesmo no trabalho remoto, decidir junto ao time minimiza o impacto do trabalho a distância quando se trata do planejamento da empresa. Este é o caminho para uma gestão eficiente e frutífera.

Não acumule demandas


Quando não há engajamento por parte dos colaboradores remotos, a demanda acumula. A resistência em se adaptar ao novo regime é um dos motivos. Para reverter esse quadro, cada membro da equipe deve mudar seus hábitos gradualmente até que todo o time se ajuste às mudanças. Novamente, as ferramentas digitais vêm para auxiliar nesse processo e manter o engajamento do time nas tarefas para melhorar a produtividade.

Conserve a saúde mental do time


O gestor deve monitorar o comportamento de cada integrante do time. O temor do desemprego diante de um futuro de incertezas faz com que muitos percam a motivação. Para motivar a equipe e mantê-la engajada, o líder deve agir como psicólogo para assegurar a saúde mental de sua equipe e a sua própria. Criar um canal por WhatsApp para dar suporte a seus colaboradores e lhes transmitir segurança já é um bom caminho. Promover happy hours virtuais para bate-papos casuais também lhes passa uma certa normalidade.

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança

Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas

Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo

Fontes: Rock Content - rockcontent.com
              Endeavour - endeavor.org.br

Por Andréa Oliveira.

 

Andréa Oliveira 26-06-2020 Artigos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Manual Como Construir Uma Carreira de Sucesso

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.