Como se tornar um líder genuíno e ganhar seguidores

Para se tornar um líder genuíno, é preciso dominar as emoções e construir vínculos emocionais

Como se tornar um líder genuíno e ganhar seguidores

Liderança é o resultado da soma de competências de uma pessoa, que exerce influência sobre outras, que realizam por vontade própria as tarefas e atribuições designadas para o alcance e cumprimento dos objetivos estabelecidos. Não existe uma receita para a liderança, mas habilidades que podem ser desenvolvidas pelo líder”, afirma Edson Moura da Silva, professor do Curso CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.

Como se tornar um líder genuíno e ganhar seguidores

Adotar atitudes positivas as emoções


Na gestão de pessoas atual, o líder não deve ser autoritário e controlador, pois geralmente essa atitude não traz bons resultados. Principalmente porque alguns acatarão as ordens apenas por medo de serem demitidos e outros nem mesmo as seguirão. A liderança é construída com empatia e respeito para com os colaboradores.

Estas são atitudes positivas que ajudam a equipe a despertar suas melhores habilidades. Um líder genuíno é capaz de servir e liderar conquistando a confiança de todos. Na verdade, seu comportamento amigável e humano forma seguidores prontos para dar tudo de si em busca dos melhores resultados para a empresa.

Construir vínculos emocionais


Quando o líder constrói vínculos emocionais com cada membro da sua equipe, todos se sentem bem em sua presença e se mantêm motivados em prol do crescimento da empresa. Com isso, o desempenho da equipe melhora significativamente. Afinal, todos querem alcançar o sucesso profissional espelhados no líder.

Além disso, o líder genuíno consegue fazer com que os seus colaboradores compartilhem a mesma visão que ele, pois os inspira, orienta e influencia. Tudo graças aos laços afetivos fortalecidos pelo elevado nível de inteligência emocional do líder. Esta é uma das maiores proezas de quem busca uma liderança equilibrada, mas poderosa.

Libertar-se emocionalmente


Libertar-se emocionalmente destrói quaisquer barreiras que possam impedir o desenvolvimento e a evolução de uma liderança genuína. Ao liderar uma equipe, os sentimentos negativos não podem dominar o líder independentemente da situação. Em hipótese alguma, o líder deve ser agressivo e se deixar levar pela raiva. Muito menos julgar ou culpar alguém por erros cometidos ao longo do trajeto profissional.

Na verdade, o líder genuíno lida com situações conflitantes sem se deixar levar por emoções negativas. Ele tem plena noção de que todos estão sujeitos a falhas, pois ninguém é perfeito. Diante delas, ele deve mostrar os melhores caminhos para que não mais sejam cometidas. Esta é uma forma construtiva e positiva de gerir uma equipe.

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança

Empreendedorismo e Inovação

Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores

Fonte: Administradores

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 20-10-2020 Artigos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Manual Como Construir Uma Carreira de Sucesso

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.