Dicas essenciais para uma boa comunicação

A boa comunicação abre as portas para novas oportunidades, novos relacionamentos, novas conquistas

Dicas essenciais para uma boa comunicação

“A boa comunicação abre as portas para novas oportunidades, novos relacionamentos, novas conquistas”, afirma Marlene Monteiro, professora do Curso CPT a Distância e Online Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística. Quando um indivíduo sente dificuldade de se comunicar com clareza e eloquência, podem surgir mal-entendidos e equívocos. Sendo assim, é indispensável saber se comunicar com eficiência, em especial no campo profissional. A boa notícia é que é possível desenvolver essa habilidade com algumas estratégias simples, mas essenciais.

Cultive o bom português


Para uma comunicação eficiente, é imprescindível cultivar o bom português. Em alguns casos, o mau uso da língua portuguesa pode gerar ambiguidades, ou alterar a significação de enunciados. O indivíduo deve apresentar domínio tanto da língua escrita como da língua falada, para evitar incoerências e lapsos na transmissão da mensagem. Quem não domina a área linguística certamente não se comunica bem.

Para evitar falhas na comunicação, busque conhecimento gramatical e ortográfico. Mantenha-se sempre atualizado. Seja detentor do bom português. Antes de passar a mensagem oral, revise mentalmente o discurso. Se necessário, faça as alterações adequadas para que a comunicação flua com eficiência. O mesmo vale para a mensagem escrita – revise-a para corrigir prováveis erros. Se houver dúvidas, pesquise.

Seja um bom ouvinte


Ser um bom ouvinte permite um diálogo coerente e produtivo. Como receptor da mensagem, é essencial interpretar o que é dito pelo colocutor. Dessa forma, torna-se mais fácil assimilar o real significado da mensagem para evitar equívocos e desacertos. Geralmente, as pessoas falam mais do que ouvem e extrapolam com detalhes que deveriam ser omitidos. Sendo assim, a ordem é praticar a escuta ativa.

Por meio da escuta ativa, somos capazes de ouvir as pessoas, com o máximo de atenção, sem interrompê-las nem as julgar, antes de argumentar sobre o que disseram. Para praticar essa técnica, basta fazer perguntas ao interlocutor, ou repetir um enunciado dito por ele. Dessa forma, além de se comunicar com maestria, você demonstra ao transmissor da mensagem que, de fato, prestava atenção.

Saiba usar os canais de comunicação


Além de prestar atenção ao que é dito pelo interlocutor, é importante que ele o entenda. Muitas vezes, não sabemos se somos compreendidos, pois a pessoa com quem falamos não nos mostra sinais claros de que entendeu nossa mensagem. Por esse motivo, é preciso direcionar nossa atenção em outros canais de comunicação. A linguagem corporal é um dos mais importantes canais, pois a entoação da voz e a expressão facial indicam se a mensagem foi captada e assimilada pelo colocutor.

Sinais indicativos de uma boa comunicação:


->O corpo se volta em direção ao interlocutor;
->A cabeça se move em sinal de afirmação;
->O olhar se concentra no olhar do interlocutor;
->Perguntas são feitas ao interlocutor.

Sinais indicativos de uma comunicação falha:


->O receptor direciona a atenção para o celular;
->Bocejos e apatia por parte do receptor;
->Inquietação e desconforto por parte do receptor;
->Olhar vago e devoluto diante do interlocutor.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Treinamento Profissional.

Leia o artigo "Regras para a boa comunicação na sua empresa."

Fonte: crbasso.com.br

Andréa Oliveira 23-05-2019 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.