Por que uma empresa não consegue crescer no mercado?

Com planejamento e comprometimento, é possível aprimorar a gestão dos negócios para que a empresa cresça com força competitiva no mercado

Por que uma empresa não consegue crescer no mercado?

Quando o empreendedor toma decisões sem fundamento, ele coloca em risco os negócios. Como consequência, a empresa pode estagnar, o que a impede de crescer. Entretanto, “com planejamento e comprometimento, é possível aprimorar a gestão dos negócios para que a empresa cresça com força competitiva no mercado”, destaca Brenner Lopes, economista e professor do Curso CPT Inteligência de Mercado - Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento.

Uma empresa não consegue crescer no mercado porque:

Preocupa-se apenas com os lucros


Quando a empresa reduz os custos preocupada apenas com os lucros, as atividades operacionais podem ser comprometidas. Ao investir em mecanismos mais baratos, ao invés dos mais eficientes, os resultados não são satisfatórios. Para crescer, a empresa deve enxergar a capacitação profissional, as campanhas de marketing e as ferramentas tecnológicas como investimento, que futuramente lhes trará lucros.

Não realiza controle financeiro


Outro entrave para a empresa é não realizar o controle financeiro. Com as inúmeras possibilidades e facilidades trazidas pela tecnologia, torna-se mais simples administrar as finanças da empresa. Existem softwares que emitem relatórios diários sobre as receitas e despesas da empresa. Essa análise contínua do fluxo de caixa amplia a visão do empreendedor quanto à saúde financeira dos negócios para que ele possa tomar decisões mais acertadas.

Não apresenta diferencial competitivo


O mercado está cada vez mais competitivo, onde apenas sobrevive a empresa com diferencial. Este é um desafio a ser enfrentado, que requer estratégias eficientes para se chegar a melhores resultados. Oferecer atendimento com excelência e proporcionar serviços exclusivos aos clientes, ou mesmo entregar produtos com rapidez e eficiência, são meios de se destacar no mercado.

Não conhece os clientes 


Uma empresa de sucesso consegue oferecer aos clientes as melhores soluções do mercado. Para criar ou aperfeiçoar produtos e serviços, é fundamental conhecer as principais necessidades dos clientes. Ao conhecer o público-alvo, desde o perfil aos hábitos de consumo, a empresa passa a traçar estratégicas, cada vez mais alinhadas e precisas, em busca da satisfação e da fidelização dos clientes.

Não valoriza os colaboradores


Os colaboradores são o coração da empresa. Quando pulsa enfraquecido é porque não há sangue o suficiente para bombeá-lo. Daí a importância de se valorizar o capital humano. Este é um estímulo que aumenta a motivação e o empenho de todos em favor do crescimento da empresa. Cabe ao gestor fazer esse coração pulsar, fortalecido e satisfeito, motivado com premiações, treinamentos e o merecido reconhecimento.

Não realiza o plano de negócios


No Brasil, embora muitas empresas não tenham o hábito de planejar, este é um passo importante para que elas evoluam no mercado. Esse crescimento torna-se mais tangível quando a empresa traça metas claras e objetivas, que direcionam os negócios. Ao contrário do que muitos imaginam, esse plano de negócios deve ser realizado, continuamente, ao longo do percurso da empresa, para alinhar e realinhar os seus objetivos.

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Fonte: Administradores.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 29-10-2020 Artigos

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