Você sabe o que é data center?

Além de fazer o processamento de um grande volume de dados, o data center funciona permanentemente

Você sabe o que é data center?

Você sabe o que é data center? Em português, a expressão significa “centro de dados”, ou seja, local onde os dados são mantidos. Geralmente empresas que processam grande volume de informações precisam de data centers. Conforme o setor e o porte da empresa, o centro de dados conta com vários servidores e bancos de dados. Além de fazer o processamento de um número gigantesco de dados, o data center funciona permanentemente.

Segurança física e digital dos dados


Como as operações são realizadas de forma contínua, o data center permite que o sistema esteja sempre disponível conforme os critérios de segurança e idoneidade de informações. Entretanto, o processador deve ser criteriosamente instalado, em locais “blindados”, que garantam tanto a segurança física como a digital. Com isso, o centro de dados estará livre das catástrofes naturais e do ataque de hackers.

Atendimento integral da demanda


Outra vantagem do data center refere-se à infraestrutura tecnológica, pronta para atender às exigências e necessidades da empresa integralmente. Com resultado, as atividades operacionais tornam-se mais estáveis e sólidas. Tais operações concernentes ao maquinário ficam sob responsabilidade do prestador de serviços. Entretanto, para que os dados sejam preservados, os equipamentos devem permanecer em local seguro.

Controle do ambiente para evitar riscos


Além do local proteger o data center dos ciberataques e sabotagens, ele afasta perigos relacionados a superaquecimento do sistema, incêndios e demais riscos. Por esses motivos, é indispensável o contínuo monitoramento da temperatura e o controle da umidade relativa do ar. Da mesma forma, a empresa deve proceder a um mapeamento de riscos para antever possíveis incidentes.

Contínuo monitoramento eletrônico


Não se pode esquecer do monitoramento eletrônico, com circuitos fechados de segurança. Principalmente porque, no data center, há informações armazenadas, insubstituíveis e de sumo valor, como dados financeiros da companhia, histórico de clientes e projetos a serem realizados. Ao controlar o acesso, por meio de leitura biométrica por exemplo, apenas entram e saem pessoas autorizadas.

Equipe devidamente qualificada


De nada adianta uma infraestrutura moderna e segura, se as atividades operacionais do data center não forem realizadas por profissionais capacitados. “O treinamento aprimora competências essenciais a quem trabalha com esse avançado maquinário. Entretanto, é de suma importância não sobrecarregar a equipe com atividades extras”, afirma Eder Moreira Lelis, professor do Curso CPT Manutenção Preventiva de Computadores.

Conheça os Cursos CPT da Área Redes de Computadores.

Leia o artigo "Confira as diferenças entre Small Data e Big Data."

Fonte: administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 03-10-2019 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.