Curso Liderança Gerencial - O comportamento humano

É tarefa do líder convergir e interagir os interesses e recursos necessários à execução das atividades.

O ser humano é dotado de características próprias como personalidade, motivações, habilidades, conhecimentos, valores e expectativas em relação às demais pessoas e ao ambiente de trabalho


As pessoas se comportam de formas diferentes e são influenciadas por fatores que totalizam o seu SER. Esses fatores são: psicológicos (traços de personalidade que são individuais), biológicos (traços hereditários como sexo e raça), sociais (ambiente social em que vive), e culturais (família, escola, religião).

Os conflitos surgem, quando há divergências de expectativas entre pessoas e organizações. É tarefa do líder, como bom mediador, convergir e interagir os interesses e recursos necessários à execução das atividades. E para isso deverão levar em conta: a integração das pessoas, as relações de trabalho estabelecidas, a motivação, a equipe e a comunicação.

O trabalho em equipe é constituído por um conjunto de pessoas direcionadas a uma meta em comum, com prazos definidos, para o alcance dos resultados esperados, havendo entre elas contribuições mútuas.

Perguntamos a você: Quem é mais importante para a empresa, o diretor ou a faxineira?

Se você respondeu que cada um tem a devida importância para o sucesso da meta, concordaremos com você.

Já pensou em trabalhar em um ambiente onde os banheiros estão há uma semana sem lavar?

Já imaginou uma empresa sem planejamento estratégico onde todos trabalham sem saber a finalidade de suas ações?

Líderes empenham-se na criação e manutenção de sua equipe de trabalho. Por isso investem a maior parte do seu tempo cuidando de pessoas e direcionando-as para:

- Objetivos pessoais e organizacionais;
- Desenvolvimento de talentos e competências;
- Criatividade, colaboração e comprometimento;
- Comunicação eficaz;
- Utilização eficiente dos recursos materiais;
- Tomada de decisão a partir de soluções maduras e conscientes;
- Contante preocupação com a qualidade: promovem clima organizacional saudável, bem humorado e cooperativo;
- Criação e manutenção de equipe de trabalho competente, investindo constantemente na construção de relacionamentos saudáveis entre seus membros.

Este material é parte do “Curso CPT Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança”, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Nele, você aprende que não há uma receita universal para a liderança, mas, sim, modelos referenciais que são importantes para nortear as ações daqueles que desejam, em sua forma de gerenciar, incluir essa importante habilidade para gerir pessoas e conduzir processos organizacionais, na busca por melhores resultados.

Continue acompanhando o curso nas publicações abaixo:

- Curso Liderança Gerencial – Compreendendo a liderança
- Curso Liderança Gerencial – Características de um líder
- Curso Liderança Gerencial – Cultura organizacional

 

 

 

 

Emprego e Renda 14-05-2015 Cursos

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