Para liderar é preciso ter conhecimento e experiência, pois não se pode guiar equipes sem as competências necessárias para o alcance dos resultados. Como poderá um médico sugerir uma cirurgia se não conhece o processo, os riscos e os benefícios? Como poderá um engenheiro levantar um prédio se não entende de estrutura?
Porém, para liderar também é preciso ter orientação para pessoas, pois são elas as propiciadoras dos processos organizacionais. Sem uma boa capacidade para a gestão de pessoas não é possível pensar em resultados e tão pouco em excelência. Sem a eficaz gestão de pessoas não é possível exercer a liderança.
Como então podemos desenvolver habilidades para liderar?
Abaixo, encontramos uma série de características observáveis em líderes. Portanto, devemos avaliá-los em nós mesmos e desenvolvê-las constantemente. São elas:
- Aprendizagem contínua: Como força propiciadora do desenvolvimento organizacional, as lideranças estão sempre atentas e atualizadas em relação às mudanças no contexto sociopolítico, econômico e nas melhores práticas na gestão de pessoas. Com isso tornam-se imprescindíveis ao sucesso do negócio.
- Comprometimento: Revela uma relação ativa na qual o colaborador deseja dar algo de si próprio para contribuir para o bem-estar da empresa, demonstrando uma identificação com os objetivos organizacionais e desejando manter-se como membro, de modo a auxiliar e contribuir para a conquista desses objetivos. Assume riscos e tem facilidade para coordenar os processos de mudanças na empresa.
- Comunicação: Partilhar, trocar informações de forma clara, objetiva e acessível. A comunicação eficaz é condição primordial para o exercício da liderança. Sem uma boa comunicação, não se chega às pessoas.
- Percepção: Forma de interpretar a realidade a partir dos sentidos. Baseia-se na experiência pessoal, na probabilidade. Embora fuja do lógico e do racional exerce grande influência nas relações interpessoais, devendo, portanto, ser tratada com cautela.
- Relacionamento interpessoal: Forma de compartilhar a vida: sentimentos, experiências, desejos necessidades, dentre outros. Para se obter boas relações interpessoais é preciso ter autoconhecimentos e autorreflexão para agir de forma coerente em diversas situações.
- Autoridade: Para existir, precisa ser legitimada, ou seja, aceita pelas pessoas, por acreditarem que as regras, normas e os procedimentos apontados pelo líder é o certo a ser seguido. É conseguida através do respeito e da humildade das lideranças, ao contrário do poder que está ligado à coerção.
- Equilíbrio emocional: Significa o uso adequado das emoções. A sua absorção e distribuição nos diversos ambientes (trabalho, casa...) de maneira a não gerar prejuízos pessoais e interpessoais.
- Resiliência: Capacidade para absorver altos níveis de mudanças sem grandes alterações de comportamento. Manifestam proatividade, foco, flexibilidade, positividade e organização.
Este material é parte do Curso CPT Liderança Gerencial Como Desenvolver Habilidades em Liderança, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Nele, você aprende que não há uma receita universal para a liderança, mas, sim, modelos referenciais que são importantes para nortear as ações daqueles que desejam, em sua forma de gerenciar, incluir essa importante habilidade para gerir pessoas e conduzir processos organizacionais, na busca por melhores resultados.
Continue acompanhando o curso nas publicações abaixo:
- Curso Liderança Gerencial Compreendendo a liderança
- Curso Liderança Gerencial O comportamento humano
- Curso Liderança Gerencial Cultura organizacional