Curso Como Montar um Pet Shop - infraestrutura

Montar um Pet Shop, dependendo da localização, é um investimento de baixo risco, com boa lucratividade e retorno de investimento rápido, cerca de nove meses. Trata-se de...

Montar um Pet Shop, dependendo da localização, é um investimento de baixo risco, com boa lucratividade e retorno de investimento rápido

 

Montar um Pet Shop, dependendo da localização, é um investimento de baixo risco, com boa lucratividade e retorno de investimento rápido, cerca de nove meses. Trata-se de uma loja voltada para atender às necessidades de animais, oferecendo produtos e serviços diversificados, como rações, produtos veterinários, bichinhos de estimação, como peixes, pássaros, cães, além de serviços diversos como banho e tosa, atendimento clínico, hospedagem, transporte, entre outros. Para atender à tamanha atividade, é necessário que o pet shop possua uma boa infraestrutura, a fim de suportar e acomodar, de forma organizada, todo o negócio. Neste sentido, ao falar de infraestrutura pondera-se sobre os seguintes pontos:

1- Loja física

Deve ser ampla, arejada, organizada e limpa. Deve apresentar os produtos e serviços de forma atrativa, despertando nos clientes a vontade de adquirir ou contratá-los;

2- Fachada

A fachada, muitas vezes, é o que mais chama a atenção do cliente e desperta nele a vontade de conhecer uma loja. Sendo assim, é importante que ela lhe seja atrativa aos olhos, limpa, clara, arejada, asseada, passando a melhor das impressões.
 
3- Letreiro

Este será o responsável pela identificação de sua loja e também será sua divulgação mais constante.

4- Sala de espera

Esta deve ser espaçosa, para evitar que, mesmo acompanhados dos donos, os animais se agridam.

5- Mão de obra

Em um Pet Shop, são necessários, no mínimo, dois funcionários além do proprietário.

6- Áreas mínimas

- Loja = 30 m2
- Área de banho e tosa = 12 m2 com piso impermeável, liso e resistente a desinfetantes, com paredes impermeabilizadas pelo menos até dois metros de altura
- Loja + área de banho e tosa = 46 m2
- Área de banho e tosa + área de estocagem = 16 m2

7- Área de comercialização

A área destinada a comercialização deve ficar separada da área de banho e tosa. As prateleiras devem ficar no interior da loja para arranjo dos diversos produtos. Numa loja pequena é preciso ter:

- Um balcão de atendimento,
- Prateleiras para a colocação dos produtos, e
- Um espaço adequado para cada tipo de ração.

8- Exposição dos pássaros

A exposição de pássaros exige gaiolas ou viveiros de grandes dimensões. As gaiolas à venda podem ser penduradas no teto da loja.

9- Produtos farmacêuticos

Os produtos farmacêuticos devem ficar fora do alcance direto dos clientes para que os profissionais da área veterinária possam indicar corretamente como usá-los e, também, como medida de segurança.

10- Exposição dos peixes

Se a loja possuir aquários, eles devem ficar perto do balcão, em lugar seguro e visível, com acesso restrito para evitar acidentes.

11- Rações
 
No centro, sugere-se a colocação dos sacos de ração maiores, dispostos em cima de estrados de madeira, para evitar contato com o chão.

Na área para o banho e tosa, deve haver obrigatoriamente:


- Uma mesa para a tosa,
- Um tanque ou banheira para o banho do animal,
- Um chuveiro com água quente e, de preferência, com jato direcionado para facilitar o trabalho,
- Uma mesa para pentear e secar, e
- Um secador, de preferência, de chão, pois dá maior liberdade de trabalho para o operador.


Este material é parte do Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Nele, você verá como este ramo de negócio vem crescendo. Quais as características do bom empreendedor, qual a melhor localização para sua loja, como deve ser a estrutura física necessária, as especificações Higiênico-sanitárias se houver clínica ou consultório agregados, como deve ser a mão de obra de um pet shop. Orientaremos sobre como realizar as principais tosas, quais os possíveis fornecedores, as diversificações possíveis dentro da loja como tipos de serviços prestados, como divulgar o negócio e exemplos de empreendimentos que já são sucesso.

Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 08-09-2015 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Helena de Arauacutejo Carneiro

16-01-2017

Gostaria de montar um pet shop, porém uma loja destinada a venda de produtos e não com banho e tosa. Isto é possível? Tenho experiência em vendas pois trabalho em comércio há mais de 10 anos mas não especificamente com pets. O que devo fazer para estar me informando sobre este ramo que tanto me interessa?

Resposta do Emprego e Renda

16-01-2017

Olá Helena, Sim é possível e para mais informações nossas consultoras entrarão em contato. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Judite Guimaratildees

06-02-2016

Como faço para faxer o curso de como montar uma pet shop? ??

Resposta do Emprego e Renda

12-02-2016

Olá, Judite! Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o curso. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos