10 aptidões de quem tem inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das habilidades mais requisitadas por recrutadores, mas encontrada em poucos profissionais

10 aptidões de quem tem inteligência emocional

“A disputa no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Além da qualificação profissional, deve-se explorar a inteligência emocional, uma das habilidades mais requisitadas por recrutadores”, afirma Márcia Aparecida Clarindo Oliveira, professora do Curso CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança. Trata-se de um importante atributo encontrado em poucos profissionais. Segundo pesquisas, somente 36% das pessoas apresentam tal aptidão.

Por meio da inteligência emocional, temos consciência de nossas emoções conflitantes, de tudo o que nos remete a fases turbulentas. Essa autoconsciência nos ajuda a compreender e a controlar essas emoções após questioná-las. Este é o primeiro passo rumo ao sucesso profissional. Além dessa valiosa habilidade emocional, é preciso:

1. Estar preparado para enfrentar desafios independentemente de serem atribulados e trabalhosos. Com metas bem estruturadas, certamente eles serão vencidos.

2. Saber administrar conflitos é uma forma de explorar nossa inteligência emocional em prol de ajudar o próximo. Para isso, é indispensável moderar conflitos e buscar conciliações.

3. As orientações e os feedbacks de um mentor não apenas garantem conhecimento, como também estimulam nossas emoções positivas

4. Ter consciência organizacional, ou seja, habilidade de se ajustar e compreender cultura e valores de uma empresa é uma das principais aptidões procuradas por recrutadores.

5. A capacidade de ver o lado bom das coisas torna qualquer situação adversa mais fácil de ser resolvida. Esse otimismo deve ser explorado no relacionamento interpessoal.

6. Ser um líder inspirador passa aos outros confiança, credibilidade e segurança, além de dar propósito a metas e objetivos.

7. Ser um líder influente causa impactos positivos nas pessoas, além de convencer a todos de que um determinado propósito é possível.

8. Ter facilidade de se adaptar a novas situações ou mudanças inesperadas é uma importante habilidade emocional.

9. Colocar-se no lugar do outro torna o relacionamento interpessoal mais leve e saudável. Com empatia, é possível aceitar diferentes pontos de vista e compreender sentimentos.  

10. O espírito colaborativo é indispensável no campo profissional para alcançar sempre os melhores resultados. Para tanto, devemos compartilhar responsabilidades e conquistas.

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Fonte: administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 10-01-2020 Artigos

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