Vender mais! Este é um dos principais desafios de muitas empresas hoje e sempre. Quando esse tipo de questão vem à tona, uma das iniciativas primordiais é: precisamos investir em marketing.
Sem sombra de dúvida, campanhas de marketing geram impacto sobre as vendas: elas ampliam a exposição da marca, divulgam características dos produtos/serviços, despertam o interesse do consumidor... enfim: costumam ser um grande fator de atratividade do cliente à sua loja.
É lógico pensar que, se mais pessoas têm o interesse aguçado por aquilo que você oferece, mais pessoas irão comprar o que você vende. Usando o clássico funil de vendas, mantendo-se todas as proporções, essa é uma estratégia que parece inequívoca. No entanto, aí começa o verdadeiro desafio, pois, assim como nos fenômenos químicos, nem sempre é possível manter todas as condições normais de temperatura e pressão.
Para garantir um bom plano de aumento de vendas é preciso considerar, além dos investimentos em marketing, outros recursos que possibilitem, além da atração, a captura e retenção dos clientes.
Tão importante quanto aumentar o fluxo de pessoas na loja, o acréscimo de ligações à procura do seu produto/serviço ou a busca no Google, é inteligente pensar em outros fatores que podem ajudá-lo na resolução do tal problema: vender mais.
Apresento aqui algumas outras maneiras de aumentar seu faturamento:
Costumo apelidar esses itens como estratégias inteligentes de vendas, pois o esforço de atração é menor e o retorno certo. Promover melhorias no ambiente, na qualidade dos produtos e serviços prestados, acelerar o tempo de entrega, ampliar o portfólio, dentre outras ações, costumam aquecer as vendas.
A perspectiva que reforço aqui está na promoção de melhorias na equipe de vendas. Sou a favor de investimentos compatíveis na atração e conversão de clientes. Quer ampliar a atração? Invista em marketing. Quer ampliar a conversão? Invista em treinamento.
Já ouvi diversos empreendedores utilizarem o argumento de que investir em marketing amplia o valor da marca; algo que é meu; que não pede demissão ao mesmo tempo em que muitas vezes invisto em treinamento e meus vendedores vão embora. Penso que aí está um grande paradoxo; afinal a melhoria na qualidade do atendimento traz grande valor à marca, principalmente quando ele é uniforme: ele passa a ser um valor da marca. Por outro lado, capacitar a equipe correndo o risco de treiná-los para a concorrência parece oneroso. No entanto, manter uma equipe comercial despreparada traz prejuízos ainda maiores.
É uma questão de decisão: você pode atrair pessoas para desenvolver clientes ou pode desenvolver pessoas para conquistar clientes!
Conteúdo sem marketing é burrice, marketing sem conteúdo é picaretagem.
Nizan Guanaes
Carolina Manciola é sócia e Diretora da Triunfo Consultoria e Treinamento, consultora e palestrante