Como criar novos hábitos...

Nossos novos hábitos podem levar alguns meses para ficarem enraizados em nós, assim como um fruto precisa de toda uma estação para crescer.

Para criar um novo hábito leva tempo e muita paciência. Assim como um fruto precisa de toda uma estação para crescer, nossos novos hábitos podem levar alguns meses para ficarem enraizados em nós. Quando você tenta amadurecer rapidamente um fruto, ele perde o sabor. Em alguns países, os tomates são colhidos verdes, com isso eles não ficam machucados facilmente durante o transporte até o supermercado.

Então, antes de serem vendidos, os tomates verdes são vaporizados com CO2, deixando-os vermelhos instantaneamente. Tomates vaporizados são comestíveis, mas não é páreo para o sabor de um tomate deixado para maturar lentamente no pé.

Então, nós precisamos saber que:

1. Aprendemos lentamente: é comum termos de repetir uma lição quarenta ou cinquenta vezes para realmente aprendê-la. O problema se repete periodicamente, e pensamos “De novo, não! Eu já aprendi isso!”, mas esquecemos muito depressa as lições aprendidas e retornamos aos velhos padrões de comportamento. Por isso, precisamos de explicações repetidas vezes.

2. Temos muito a desaprender: muitas pessoas vão ao psicólogo com um problema pessoal que levou anos para se desenvolver e dizem: “Preciso que você dê um jeito em mim. Tenho uma hora”. Ingenuamente esperam uma solução rápida para uma dificuldade enraizada há anos. Como a maioria de nossos problemas, todos os nossos hábitos ruins não se desenvolvem da noite para o dia.

3. Crescer é doloroso: não há crescimento sem mudanças, não existem mudanças sem medo ou perdas e não há perda sem dor. Toda mudança envolve perda de algum tipo. Você deve se livrar dos velhos hábitos para experimentar os novos. Tememos essas perdas, mesmo que nossos antigos costumes estejam fadados ao fracasso, pois como um par de sapatos usados, eram ao menos confortáveis e conhecidos.

Prof. Menegatti é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação.

Cláudio Alfenas 14-02-2014 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.