Mudar ou não de profissão, o que fazer?

Mudar de profissão é possível, contanto que a mudança seja gradativa e que tudo seja avaliado: vida financeira, pessoal e familiar.

Mudar de profissão é possível, contanto que a mudança seja gradativa e que tudo seja avaliado: vida financeira, pessoal e familiar

Muitos estão insatisfeitos com a profissão, mas sentem-se inseguros quando o assunto é mudança de carreira. De fato, o mercado de trabalho passa por uma crise, por isso, é preciso cautela para tomar uma decisão tão importante. Para obter êxito nessa empreitada, é preciso ter objetivos claros e bem planejados. Você deve afastar os impulsos, para ser o mais assertivo possível.

Mudar de profissão é possível, contanto que a mudança seja gradativa e que tudo seja avaliado: vida financeira, pessoal e familiar. Até dar o passo final, são necessárias algumas etapas essenciais para o sucesso de sua escolha.

Adote o autoconhecimento

Com o autoconhecimento, você poderá avaliar em que atividade profissional se destaca mais, quais as suas habilidades, o que mais gosta de fazer, o que o motiva mais profissionalmente. Reflita bastante sobre tudo isso, pois esta é a etapa mais importante para quem pretende mudar de carreira.

Vivencie o campo profissional almejado

Experimentar é a melhor maneira de conhecer a profissão desejada. Com isso, você estará mais próximo do que realmente busca. Além disso, ao vivenciar o campo profissional almejado, você será motivado a colocar em prática tudo o que for necessário para atingir os seus objetivos.

Busque apoio no coaching de carreira

Pesquisas recentes afirmam que o coaching de carreira traz resultados positivos para mais de 80% dos profissionais do país. Por meio dele, você pode alcançar o autoconhecimento necessário para compreender as principais motivações que o levaram à vontade de buscar algo novo. Dessa forma, sua mudança profissional ocorrerá de maneira estruturada de acordo com suas metas de vida.

Defina metas e plano de ação

Após a definição de suas principais metas, alinhadas às suas necessidades profissionais e pessoais, você já será capaz de elaborar um bom e eficiente plano de ação. Nele, deverão ser detalhados os procedimentos para atingir os seus objetivos (cursos profissionalizantes e/ou estudo de línguas estrangeiras, por exemplo), o prazo para atingi-los (curto, médio e longo prazos) e o tipo de investimento que fará (tempo e dinheiro, por exemplo).

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Exame e IBC Coaching.

 

 

Andréa Oliveira 01-09-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.