Se você lidera um setor com pessoas com mais idade que você, daremos dicas simples para lidar com funcionários de trabalho mais velhos. Primeiramente, aprenda a entender as diferenças individuais. Lembre-se sempre de que cada pessoa, independentemente da idade, compreende as mensagens e os fatos de forma diferente uma da outra.
Em outras palavras, o indivíduo enxerga a realidade de modo bem particular. Portanto, para aprender a se relacionar com as pessoas, você deve seguir essa dica em especial.
Você como gestor de pessoas no setor de uma corporação deve adotar um comportamento que facilite sua comunicação e interação com sua equipe, seja qual for a idade das pessoas que a integram.
Para isso, desenvolva uma relação mútua de respeito e cooperação com cada funcionário. Se ele for mais velho que você e o tratar de forma grosseira e desrespeitosa, tome uma atitude firme e equilibrada para lidar com a situação. Imponha-se como líder diante dele e mostre claramente o que você espera dele.
Mesmo mais velho que você, isso não significa que ele seja o dono da sabedoria e da maturidade! Pelo contrário, se esse funcionário o tratou de forma pouco amigável, faltou a ele um comportamento de alguém maduro e sensato.
Felizmente, casos assim acontecem muito pouco. Em geral, funcionários mais velhos e com mais tempo na empresa gostam de ajudar, são compreensivos e participativos. Entretanto, é preciso que você dê a eles toda a ajuda necessária, em especial, quanto às novas tecnologias, seus mecanismos e suas aplicações no trabalho.
Para isso, solicite à direção da empresa cursos de treinamento profissional para esses funcionários desatualizados. Certamente, eles se tornarão muito mais produtivos e motivados a trabalhar em prol do crescimento da corporação.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: MSN Dinheiro.