Brainstorming – em busca de soluções com ideias inovadoras

Durante o Brainstorming, são coletadas ideias e possibilidades em prol de um denominador comum

Durante o Brainstorming, são coletadas ideias e possibilidades em prol de um denominador comum

Brainstorming – em busca de soluções com ideias inovadoras
Desenvolvido pelo especialista Alex Osborn, Brainstorming é uma técnica que trabalha o potencial criativo de uma pessoa ou grupo. Na verdade, essa “tempestade de ideias” tem como alicerce objetivos predefinidos em busca de soluções com ideias inovadoras. Na prática, escolhe-se um tema e tudo o que vier à mente sobre ele deve ser exposto aos demais. Dessa forma, são coletadas ideias e possibilidades em prol de um denominador comum. Mas a eficiência do método ocorre com a prática, além de outros fatores.

Preparo

O preparo é fator-chave para que o Brainstorming surta o efeito desejado. Mas de que forma?  Por meio de conhecimentos consistentes, seguros e racionais. Além disso, o problema em questão deve ser exposto, com clareza e objetividade, para que todos possam sugerir soluções mais apropriadas e relevantes.

Desapego

Como o Brainstorming é marcado pela exposição de ideias, o desapego é primordial. Portanto, temos de pensar que a ideia não nos pertence, ou melhor, pertence a todos. Assim, todas as possibilidades poderão ser combinadas, reparadas e aprimoradas. Por fim, certamente surgirá uma ideia inovadora e criativa.

Liberdade

Durante o processo do Brainstorming, não deve haver hierarquia. Pelo contrário, todos devem estar no mesmo patamar para explorar seu gênio criativo A liberdade de pensamentos e possibilidades deve dominar o ambiente para que todos participem, de forma igualitária, sem julgamentos nem críticas.

Tempo

O tempo deve ser bem explorado em busca de ideias inovadoras. Portanto, a pressa não pode ser determinante no processo. Quando uma ideia é julgada de imediato, ou descartada, perde-se a chance de usá-la como embasamento para outras. Por isso, é muito importante iniciar o processo com o Brainstorming para, posteriormente, julgar e selecionar as ideias.

Foco

Para que o Brainstorming seja produtivo, é fundamental que todos mantenham o foco nos objetivos predeterminados. Caso contrário, a reunião levará horas sem que algo relevante surja durante todo o processo. Por isso, devemos nos concentrar no cerne da questão para não perdermos sua essência.

Fonte: Administradores.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Gestão Empresarial.

Andréa Oliveira 09-05-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.