Passos para desenvolver o compliance corporativo

Em programas de compliance corporativo bem estruturados, os colaboradores seguem o que é determinado pela empresa de forma colaborativa e espontânea

Em programas de compliance corporativo bem estruturados, os colaboradores seguem o que é determinado pela empresa de forma colaborativa

Passos para desenvolver o compliance corporativo

Originado do verbo inglês to comply, o termo compliance quer dizer agir conforme um comando, uma ordem, uma regra. No mundo corporativo, é quando se fazem cumprir as políticas e diretrizes da empresa, sob os princípios da ética. Tratam-se de normas que controlam as atividades institucionais e organizacionais para que nenhuma irregularidade ou negligência ocorram. Mas quais os passos para desenvolver o compliance corporativo?

Passo 1

A ética deve estar presente em todos os níveis hierárquicos da empresa – desde a presidência até os atendentes. De nada adianta impor regras, determinar regulamentos, instituir normas aos colaboradores se os gestores, presidente e sócios da empresa não fizerem o mesmo. É essencial que a conduta ética esteja presente, tanto internamente como externamente, na resolução de conflitos morais ou dilemas profissionais.

Passo 2

Para que todos os processos estejam alinhados na corporação, nenhuma ação ou prática deve se impor à conduta ética. Em outras palavras, as metas acordadas em reunião, as estratégias planejadas em busca de objetivos, além da comunicação interna e externa, devem ser seguidas sob as normas éticas para que as tomadas de decisão sejam feitas de forma mais precisa, objetiva e correta.

Passo 3

Em programas de compliance bem estruturados, os colaboradores seguem o que é determinado pela empresa de forma colaborativa. Mas como isso é possível? Por meio da identificação dos comportamentos, das atitudes, das crenças e dos entendimentos dos funcionários a respeito das políticas internas e dos regulamentos da corporação. Dessa forma, torna-se mais fácil levar as regras até os colaboradores.

Passo 4

Para desenvolver a cultura ética na corporação, é de fundamental importância expor a temática aos profissionais. Isso deve ser feito, na rotina de trabalho, em tomadas de decisão, em debates sobre situações conflitantes, em reuniões entre chefes de setor e colaboradores, em estudos de caso. O objetivo é estimular o compliance corporativo para que todos passem a adotar comportamentos favoráveis à empresa.

“Atualmente, mais do que nunca, empresas procuram por pessoas, que seguem boa conduta ética, para fazerem parte integrante de sua equipe de trabalho. Além de não possuírem problemas de convivência com outras pessoas, esses profissionais são vantajosos para a corporação”, afirmam as professoras Júnia Zacour del Giudice e Valéria Maria Vitarelli de Queiroz, do Curso a Distância CPT Etiqueta para o Sucesso Pessoal, disponível .

Fontes: Administradores e Wikipédia.

Andréa Oliveira 07-06-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.