Dicas para saber quando contratar novos funcionários

Cabe ao empresário saber quando contratar novos funcionários para não onerar a empresa sem necessidade

Cabe ao empresário saber quando contratar novos funcionários para não onerar a empresa sem necessidade

Dicas para saber quando contratar novos funcionários

O momento de crise econômica exige do empresário cautela e sabedoria na contratação de novos funcionários. Na maior parte das vezes, a contratação é precipitada e desnecessária, mas, ainda assim, a empresa contrata. Com isso, novos encargos trabalhistas oneram a empresa. O pior disso tudo é que nem sempre o novo funcionário gera bons resultados. Daí ser fundamental saber o momento certo de contratar para causar um impacto positivo na companhia - e não o contrário.

Contratar sem planejamento não gera bons resultados, além de prejudicar uma estratégia que daria bons frutos – como o desenvolvimento de novas habilidades nos funcionários já existentes. Por isso, antes de contratar, é vital averiguar a viabilidade da contratação sob os vários pontos de vista. Afinal, essa importante decisão aumenta os custos da empresa independentemente dos resultados obtidos pelo novo funcionário.

Precaução, segurança e prudência são atitudes essenciais a todo empreendedor que pretende contratar. Portanto, a decisão não deve ser tomada sem antes analisar a real necessidade da contratação. Somente após estudar a viabilidade financeira da aquisição de uma nova pessoa no quadro de funcionários, é que o empresário deverá escolher se contrata ou não. Ou ainda se o melhor a fazer é encontrar meios de aumentar a produtividade dos funcionários já pertencentes ao quadro.

Dessa forma, o empresário não compromete a sustentabilidade da empresa, além de tornar a gestão dos negócios muito mais segura e satisfatória. Segundo Marcus Marques, diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Coaching, é possível determinar o momento certo de contratar um novo funcionário. Vejamos as dicas abaixo:

->Lembre-se de que os encargos trabalhistas com o novo funcionário podem ultrapassar 60% do salário conforme o regime tributário da empresa.

->Evite contratar um novo funcionário apenas para cobrir a demanda de clientes. Contrate como objetivo estratégico da empresa.

->Verifique se a empresa realmente necessita de um novo funcionário ou se o que deve ser feito, na verdade, é o realinhamento dos processos.

->Pense em terceirizar mão de obra para atender à demanda da empresa. Além de econômico, evita-se o risco de uma contratação malsucedida.

->Desenvolva habilidades e expertise da equipe de funcionários. Muitas vezes, o aprimoramento das competências surte excelentes resultados.

Fonte: Administradores.

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Andréa Oliveira 29-06-2017 Artigos

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