Aprenda sobre liderança com a série Game of Thrones

Além de ser muito bem desenvolvida pelos produtores, a série Game of Thrones traz ensinamentos imprescindíveis ao mundo corporativo

Além de ser muito bem desenvolvida pelos produtores, a série Game of Thrones traz ensinamentos imprescindíveis ao mundo corporativo

Aprenda sobre liderança com a série Game of Thrones
O mercado do entretenimento tem oferecido às pessoas novas séries adaptadas aos mais diversos universos. Uma das mais famosas da atualidade é Game of Thrones. Além de ser muito bem desenvolvida pelos produtores, a série traz ensinamentos imprescindíveis ao mundo corporativo. Com ela, podemos aprender sobre liderança e outras atitudes essenciais ao bom gestor.

Personagens como Jon Snow, Eddard Stark, Daenerys Targaryen e Tyrion Lannister dão continuamente exemplos de proatividade e liderança, que podemos adotar em nosso ambiente profissional.

Ensinamento 1

O empenho e a busca por novos conhecimentos trazem bons resultados a todo profissional que busca o sucesso. O personagem Tyrion Lannister, líder estratégico em Game of Thrones, ressalta que “a mente precisa de livros, assim como a espada precisa da pedra de amolar para ficar afiada”. Em outras palavras, o líder deve se reciclar a todo momento em busca de resultados cada vez melhores.

Ensinamento 2

“O homem que dá a sentença deve balançar a espada”, afirma o personagem Eddard Stark. Mas o que isso significa? Que a responsabilidade deve estar diretamente ligada à liderança. Ou seja, o líder deve ser responsável por seus atos e estar sempre disposto a enfrentar desafios. Da mesma forma, deve participar ativamente do setor operacional sob sua responsabilidade, sempre disposto a ajudar sua equipe.

Ensinamento 3

Uma equipe bem entrosada, com diversos talentos, promove o crescimento da empresa. Entretanto, é preciso que a comunicação entre todos seja clara e objetiva. Para isso, o líder deve conquistar a confiança de todos e torná-los seus fiéis seguidores. Daenerys Targaryen, por exemplo, continuamente nos mostra seu potencial para atrair mais e mais guerreiros em prol de retomar o seu trono.

Ensinamento 4

Já Jon Snow demonstra firmeza de caráter em seu comportamento diante de aliados e inimigos. No mundo corporativo, no desempenho da liderança, é imprescindível seguir a ética profissional, cumprir promessas e agir de forma construtiva – com otimismo, assertividade e respeito à equipe. Ser líder é agir com responsabilidade, sabedoria e humanidade conforme os princípios morais.

Ensinamento 5

A frase “ Eu não vou parar a roda, eu vou quebrar a roda”, dita por Daenerys Targaryen, é muito impactante. Ela nos faz pensar que as mudanças são necessárias quando os resultados não são satisfatórios. Portanto, o líder deve sempre estar pronto a mudar com estratégias que gerem frutos produtivos. Ele deve pensar “fora da caixa” para encontrar soluções mais relevantes e significativas.

Fonte: Administradores.

Conheça o Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança, disponível - elaborado por Edson Moura da Silva e Márcia Aparecida Clarindo Oliveira, os melhores especialistas da área.

Andréa Oliveira 25-07-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.