Dados do SEBRAE mostram que 80% das empresas independentes fecham em cinco anos, contra somente 8% das empresas franqueadas. Estes índices têm aumentado o número de interessados pelas franquias, afirma Carlos Ruben Pinto, professor do Curso a Distância CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora em Livro+DVD e Online. Mas o alto índice de franqueados e franqueadoras no mercado deixa muitos em dúvida quanto ao tipo de investimento a ser feito.
O que é melhor: montar um negócio próprio ou investir em uma franquia? Como saber o seu perfil empreendedor em um mercado tão concorrido? Por tais motivos, do dia 7 a 10 de abril, acontecerá a Feira do Empreendedor SP 2018. Trata-se do maior evento de empreendedorismo já ocorrido no Brasil. Nele, o estande Tá na Dúvida? traz aos visitantes informações e debates que envolvem o investimento em franquia ou empresa própria.
As dúvidas a respeito de um ou outro investimento são recorrentes por parte de muitos que desejam empreender. Mas, na verdade, não há melhor ou pior negócio. Saber onde investir exige pesquisa e autoconhecimento. O empreendedor precisa identificar qual é o seu perfil no espaço, afirma Maisa Blumenfeld, consultora do Sebrae-SP e responsável pelo estande Tá na Dúvida?
Para saber o seu perfil empreendedor, é preciso:
Fazer alguns questionamentos
Antes de empreender, é preciso se questionar a respeito de alguns aspectos determinantes para o sucesso dos negócios. Alguns preferem começar um negócio do zero, principalmente se contam com ideias inovadoras, que já conquistaram investidores. Outros acham melhor algo já padronizado e consolidado no mercado. Nesse caso, o mais recomendado é aderir ao sistema de franchising. Portanto, faça os seguintes questionamentos: Estou disposto a passar por processo de seleção para abrir um negócio? Quero montar um negócio com fornecedores predefinidos? Tenho capital suficiente para investir em um negócio próprio?
Ter afinidade com o negócio
Tanto o modelo de franquia como a empresa própria podem ser ótimas oportunidades de negócio. Entretanto, para que o empreendedor seja bem-sucedido no mercado, é de fundamental importância ter afinidade com o empreendimento. Uma dica é visitar empresas há mais tempo no mercado. Reserve um período do dia para ver como funciona uma franquia, por exemplo. Veja rotina de quem é franqueado, converse com os funcionários, acompanhe todo o processo operacional. Assim, torna-se mais fácil saber se você se enquadra em modelos de negócio já estruturados ou não.
Fonte: revistapegn.globo.com
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Gestão Empresarial.