Para montar um bar de sucesso, o empreendedor deve estar bem preparado e certo de que sua escolha lhe trará bons frutos. São inúmeros os desafios a serem vencidos até que o negócio se consolide no mercado cada vez mais concorrido. Os riscos podem ser minimizados com planejamento, boa gestão e monitoramento contínuo das finanças. Dessa forma, o bar certamente trará lucros ao empresário.
Para ajudá-lo nessa jornada, siga os passos abaixo e boa sorte!
Análise de mercado
O primeiro passo é realizar uma criteriosa pesquisa de mercado. Por meio dela, será mais fácil avaliar a viabilidade do negócio. Nessa etapa, deve-se estudar o público-alvo, para ter noção da demanda na região, e os concorrentes, para ver os pontos fortes e trabalhar em cima disso. Da mesma forma, é importante considerar a captação de recursos suficientes para a abertura e manutenção do bar, principalmente nos primeiros meses.
Regulamentação do bar
Outro passo indispensável é a regulamentação do bar. Para isso, o empreendedor deve procurar um contador de sua extrema confiança. A consulta a esse profissional ajudará o empresário na obtenção do registro na Junta Comercial, na inscrição no CNPJ e na retirada do alvará de funcionamento. Na verdade, o contador apresenta papel crucial e fundamental na abertura da empresa.
Formação da equipe
A equipe contratada deve estar sempre disposta a atender aos clientes com presteza, eficiência e qualidade. Daí a importância de oferecer aos funcionários, principalmente aos garçons, o melhor em capacitação profissional. Isso vale para os cozinheiros ou cozinheiras. Afinal será a equipe que trará lucros para o bar. Além do treinamento, é essencial a motivação da equipe para resultados cada vez melhores.
Tendências do mercado
Atualmente, a tendência é que surjam estabelecimentos mais modernos, voltados para um público mais jovem, afirma Karyna. Uma boa dica é implantar no bar novas tecnologias, como o autoatendimento. Embora os jovens sejam grandes frequentadores de bares arrojados e modernos, as pessoas mais velhas também o fazem. Por esse motivo, é interessante servir "comfort food", como bolinho de arroz.
Escolha do cardápio
A montagem do cardápio é determinante na conquista de clientes. Afinal, eles procuram os melhores bares, onde são servidos tira-gostos, quitutes e bebidas diferenciados. Portanto, cabe ao empresário estudar muito bem o cardápio. No processo, deve-se avaliar a viabilidade econômica dos itens a serem oferecidos aos clientes. Segundo a consultora Karyna, pratos com pouca saída não dão lucro e devem ser retirados do cardápio.
Além disso, o dono do bar deve primar pela padronização dos petiscos e dos pratos. Sendo assim, os cozinheiros devem ser bem treinados e experientes, para que a produção tenha o mais alto padrão de qualidade. Com isso, consegue-se a fidelização dos clientes, que voltarão ao local e ainda trarão novos clientes. Outra dica é oferecer novos produtos periodicamente (de seis em seis meses).
Conheça o Curso a Distância CPT Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman e Online.
Confira os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Hotelaria.
Fonte: revistapegn.globo.com