Qual o cliente ideal para a empresa?

Antes de saber qual o cliente ideal para a empresa, é fundamental saber se a empresa é ideal para o cliente

Antes de saber qual o cliente ideal para a empresa, é fundamental saber se a empresa é ideal para o cliente

Qual o cliente ideal para a empresa?

Para encontrar o cliente ideal para a empresa, é importante seguir os quatro fundamentos do Marketing One to One. Definidos por Don Peppers e Martha Rogers, eles são separados em Conhecimento do Cliente e Experiência do Cliente. Na primeira área, temos a Diferenciação e a Identificação; já na segunda, destacam-se a Interação e a Personalização. Por meio dessas quatro bases, é possível identificar cada cliente e diferenciá-los, para interagir com eles e, assim, personalizar a atuação da empresa.

O cliente possui necessidades que condicionam o seu comportamento no mercado e, consequentemente, geram um valor. Esse valor é tudo o que é importante para a empresa, que pode ser constituído pelo real – ou seja, valor embasado no histórico do cliente, e potencial – valor embasado em tudo o que o cliente pode adquirir no futuro durante o seu relacionamento com a empresa.

Coletar informações comportamentais de cada cliente é um grande passo. Entretanto, a empresa deve avaliar determinados aspectos, como frequência de compra do cliente, preferência por formas de pagamento, escolha por preço do produto ou por serviço de alto valor agregado, ou ainda se o cliente que compra o produto ou adquire o serviço é o mesmo que os utiliza. Ao conhecer o cliente, é possível interagir melhor com ele, para lhe oferecer produtos e serviços relevantes.

Outra ação importante a ser feita por parte da empresa é encontrar as necessidades individuais dos clientes para, posteriormente, identificar as necessidades genéricas. Isso ajuda no agrupamento dos clientes, mas sem deixar de diferenciá-los. A empresa deve entender que cada cliente é diferente do outro. E a tríade valor, comportamento e necessidade ajuda nessa diferenciação.

É essencial que a empresa saiba lidar com clientes diferentes de forma diferente. Assim, o cliente é tratado de forma personalizada. Este é um grande diferencial competitivo em um mercado tão concorrido como o nosso. Antes de saber qual o cliente ideal para a empresa, é fundamental saber se a empresa é ideal para o cliente. Se os produtos e serviços da empresa atendem às expectativas do cliente para uma experiência única e inesquecível.

Conheça o Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes em Livro+DVD e Online.

Leia o artigo "Cada tipo de cliente requer um atendimento diferenciado, sabia?"

Fonte: administradores.com.br

Andréa Oliveira 26-09-2018 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.