3 informações que não devem ser fraudadas no currículo

Fraudar o currículo com informações falsas pode comprometer sua imagem profissional e sua carreira

3 informações que não devem ser fraudadas no currículo

Fraudar o currículo com informações falsas sobre datas de admissão e demissão, experiências profissionais ilegítimas e especializações não realizadas pode comprometer a sua imagem profissional. Pior que isso, pode destruir uma carreira construída ao longo de muitos anos. Sendo assim, nunca adicione formação e cursos, que não foram realizados nem concluídos e jamais altere ou omita datas de entradas e saídas de empregos anteriores. Lembre-se de que essas mentiras podem facilmente ser descobertas.

Quando um candidato a uma vaga de emprego concorre com outros em um processo de seleção, ele deve mostrar o máximo de transparência em seu histórico profissional. Se os recrutadores descobrirem alguma fraude no currículo, por exemplo, com qualificações inverídicas, imediatamente ele é eliminado da seleção. Sem falar no impacto negativo em sua imagem em um mercado de trabalho tão concorrido.

Com isso, sua participação em outros processos seletivos pode ser barrada, pois a notícia corre rapidamente até que grande parte dos recrutadores estejam cientes da sua ação fraudulenta e imatura. O mesmo acontece se a fraude é descoberta após a contratação. Por não ser honesto, o profissional pode até mesmo perder o emprego. Afinal, suas qualificações são colocadas em teste no desempenho de suas funções. Portanto, nada de mentir!

1. Fraudar as datas de admissão e demissão


Informações fraudulentas sobre datas de admissão e demissão são atitudes imperdoáveis segundo afirmam grande parte dos recrutadores. Existem profissionais que adulteram as datas por medo de não serem chamados para a entrevista. Ou porque mudaram inúmeras vezes de uma empresa para a outra, ou porque somente passaram pelo período de experiência, ou ainda por terem permanecido longo tempo afastados do mercado de trabalho.

Trata-se de uma atitude desonesta e imatura que traz sérias consequências. Além disso, este não é o caminho mais curto para o sucesso profissional. Pelo contrário, quem age assim é colocado na lista negra do mercado de trabalho. Portanto, sempre seja honesto e seguro de si ao passar as informações aos recrutadores. Eles dão grande valor à honestidade e à transparência e as consideram importantes atributos profissionais.

2. Dizer que tem fluência em uma língua estrangeira (só que não)


Mentir sobre a fluência em uma língua estrangeira também não é a melhor forma de se destacar dentre os demais candidatos. Os recrutadores identificam quando o candidato não é honesto nessa aptidão, principalmente no momento da entrevista. Sendo assim, seja verdadeiro e informe apenas se for fluente em determinado idioma. Se uma das determinações da empresa for esse atributo de nada adianta mentir, pois o candidato não será selecionado.

3. Apresentar formação como se a tivesse concluído


Apresentar formação como se a tivesse concluído ou cursos que não foram realizados é outro equívoco que pode atravancar a carreira. De nada adianta supervalorizar sua formação se tudo for mentira. Mesmo porque os recrutadores pesquisam o histórico profissional na fonte. Elabore o currículo com o máximo de veracidade e lisura para ganhar a confiança do entrevistador e ser visto como alguém com verdadeira maturidade profissional.

Conheça os Cursos CPT da Área Capacitação na Empresa:

Treinamento de Secretária

Treinamento de Recepcionista

Treinamento de Gerente de Loja

Fonte: Administradores. com - administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 03-07-2020 Artigos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Manual Como Construir Uma Carreira de Sucesso

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.