Com o distanciamento social, surgiram novas mudanças no comportamento do consumidor. A urgência em se manter em casa para não se contaminar não impediu que o consumidor deixasse de fazer suas compras. Além disso, a nova e dura realidade o fez reavaliar os seus hábitos de consumo e a entender as suas verdadeiras necessidades e prioridades, principalmente diante da crise causada pela pandemia.
Procura por itens essenciais
A crise tornou o consumidor bem mais consciente em relação às suas finanças. Hoje, ele procura basicamente por itens essenciais como forma de equilibrar o seu orçamento mensal. Para ele, alimentação e saúde são muito mais importantes que roupas e sapatos novos. Sem falar que o consumidor passou a pesquisar produtos com preços mais acessíveis e a cortar gastos desnecessários.
Busca por boas experiências de compra
Além de buscar marcas com preços mais acessíveis, o consumidor tem escolhido aquelas que lhe garantam experiências de consumo inesquecíveis. Nesse contexto, as empresas que se adaptaram às mudanças para oferecer ao consumidor produtos e serviços com real valor são as melhores do mercado atual. Já as empresas que não atendem a esse novo perfil de consumidor tendem ao fracasso.
Preferência por pagamentos sem contato
A ordem do momento é evitar, ao máximo, qualquer tipo de contato. Assim surgiu o cartão contactless, que permite ao consumidor efetuar suas compras apenas aproximando o cartão da maquininha. Sem falar da carteira digital, um dispositivo eletrônico que permite ao consumidor realizar transações eletrônicas. Tudo sem contato com quem quer que seja, o que garante segurança e praticidade ao consumidor.
Tendência a fazer compras na internet
Nos últimos anos, o consumidor digital tornou-se uma tendência no mercado especialmente pela comodidade, segurança e agilidade na compra. Fora as vantagens referentes ao preço e à entrega, que têm levado cada vez mais consumidores ao e-commerce. Com o isolamento social, esse novo hábito de consumo promete continuar com força total, inclusive por parte de quem não tinha o costume de comprar on-line.
Valorização dos produtos locais
O consumidor tem valorizado produtos locais graças ao senso de comunidade. Tudo para favorecer o comércio local, que assim como os demais comércios, tem sofrido grande impacto da crise econômica causada pela COVID-19. Além disso, o novo consumidor tem buscado mais segurança e qualidade na compra de produtos saudáveis, com boa procedência, vindos de produtores e fabricantes conhecidos.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Inteligência de Mercado - Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento
Fonte: Administradores.com
Por Andréa Oliveira
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail: