A importância de ouvir os clientes para atender bem

É preciso estar aberto a ouvir as opiniões dos clientes para compreender seus anseios e suas necessidades

A importância de ouvir os clientes para atender bem

Para atender bem os clientes, primeiramente é preciso estar aberto a ouvir suas opiniões para compreender seus anseios e suas necessidades. Nesse contexto, a empatia representa um importante papel, pois fortalece o elo entre clientes e empresa. Por exemplo, quando o atendente busca uma solução eficiente e imediata para um problema do cliente, este se sente valorizado e sua relação com a empresa é fortalecida.

Portanto, é primordial que a equipe tenha uma boa capacitação profissional em prol da melhor experiência do cliente em relação ao atendimento, seja para esclarecer uma dúvida seja para resolver um problema. Com empenho, comprometimento e dedicação por parte dos atendentes, o atendimento de excelência acontecerá naturalmente e fará parte da rotina da empresa.

Entretanto, para traçar novos caminhos em busca de melhorias, não apenas no atendimento como também na oferta de produtos e serviços, os feedbacks são de suma importância. Toda empresa que ouve os clientes consegue conquistar a sua fidelização. A personalização do atendimento, por exemplo, é um dos principais fatores para o sucesso das empresas, pois as pessoas querem se sentir importantes e valorizadas.

Em especial se o atendimento for a distância, como via chat, os clientes querem conversar com alguém com personalidade e não com uma máquina. Mas é muito importante padronizar o atendimento, para que seja o mesmo nos mais diversos canais, não apenas nos chats. E a linguagem adotada pela empresa deve ser familiar para que os clientes se sintam acolhidos e seguros.

Os clientes satisfeitos certamente ajudarão na divulgação da empresa, indicando serviços e produtos a amigos, parentes e conhecidos. Isso garante a credibilidade da marca e a consolidação da empresa no mercado. Atualmente, para mensurar o grau de satisfação dos clientes existe uma ferramenta chamada Net Promoter Score (NPS). Por meio dela, avalia-se a experiência do cliente e quais melhorias devem ser realizadas.

Equivocadamente, algumas empresas centralizam sua atenção apenas nos aspectos financeiros. Em um mercado concorrido, essa atitude é um erro que coloca os negócios em sério risco. É indispensável averiguar a relação dos clientes com a marca. Essa conexão é fundamental para entender realmente o que eles buscam em uma empresa. Com isso, é possível tomar medidas mais acertadas e precisas para garantir a total satisfação dos clientes.

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Leia o artigo "Atendimento ao cliente - o que não fazer".

Fonte: administradores.com.br

Andréa Oliveira 03-01-2019 Artigos

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