Como liderar colaboradores de forma remota

Com a crise COVID-19, os líderes têm de se reinventar continuamente em prol de uma gestão remota eficiente

Como liderar colaboradores de forma remota

A crise COVID-19 tem levado muitas empresas a adotar o regime home office, no qual os colaboradores passam a trabalhar em casa. Com isso, os gestores têm enfrentado mais um desafio: liderar colaboradores de forma remota. Embora alguns funcionários apresentem perfil para trabalhar a distância, outros sentem dificuldade em separar obrigações pessoais das profissionais, o que compromete a produtividade.

“Nesse contexto, não basta apresentar expertise em relações humanas. Torna-se urgente alinhar a liderança de acordo com as mudanças causadas pela crise (no caso, a gestão a distância). Esses desafios são engenhosos, mas compensadores ao fim da jornada”, afirmam Edson Moura da Silva e Márcia Aparecida Clarindo Oliveira, professores do Curso CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.

Os líderes têm de se reinventar continuamente em prol de uma gestão remota eficiente. Felizmente, eles têm um grande aliado: a tecnologia. Com ela, é possível dar suporte aos colaboradores e monitorá-los em tempo real e a distância. Por parte da empresa, ela deve oferecer aos líderes programas de qualificação profissional, que desenvolvam habilidades e competências essenciais ao bom desempenho profissional em tempos de crise.

Algumas corporações, inclusive, têm fechado parcerias com empresas especializadas em cursos profissionalizantes e universidades corporativas on-line, que oferecem capacitação a distância a líderes e gestores. Esta é a oportunidade de aprimorar e reciclar conhecimentos não apenas para enfrentar a crise que assola o mundo, como também para recomeçar, após o COVID-19, com força total.

Como liderar colaboradores remotamente:

-> O líder deve gerir bem o tempo. Para isso, ele deve ser disciplinado e determinado a realizar os objetivos da empresa. Ele não pode poupar esforços até tornar a sua equipe produtiva mesmo no trabalho remoto;

-> O líder deve tomar decisões em tempo hábil, pois não há espaço para hesitar nem procrastinar. A busca dos melhores resultados deve ser sua principal meta independentemente das dificuldades;

-> O líder deve ser coerente com suas atitudes para dar bom exemplo à equipe. Afinal, os colaboradores se espelham em quem os lidera. Nesse prisma, é importante estar sempre presente e participativo mesmo a distância;

-> O líder deve trabalhar a inteligência emocional, tendo em vista as intempéries e os imprevistos oriundos da crise. Equilíbrio, controle das emoções, empatia, paciência, segurança, confiança, todos são importantes atributos, que ajudam na gestão de pessoas.

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança

Gestão de Projetos - PMBOK e Métodos Ágeis

Inteligência de Mercado - Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento

Fonte: Administradores.com - administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 29-04-2020 Artigos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Manual Como Construir Uma Carreira de Sucesso

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.