2020 foi um ano atípico quando todos tiveram de se isolar em suas casas para não serem contaminados pelo coronavírus. Consequentemente, o comércio sofreu sérios impactos. Muitas empresas com lojas físicas tiveram de fechar suas portas e as que permaneceram tiveram queda no faturamento. As que venceram a crise já atuavam no mercado on-line ou tiveram de aderir ao comércio eletrônico. Estas últimas, por exemplo, adotaram estratégias para continuarem atuantes no mercado.
Torne a loja física virtual
Uma forma de reverter uma queda no faturamento em meio à crise é tornando a loja física virtual. Investir no marketplace, como o Mercado Livre, é um bom exemplo. Além disso, a logística da empresa deve ser reavaliada, pois é determinante para o sucesso do comércio eletrônico. Afinal, as pessoas buscam lojas on-line com rápida entrega e frete com preços acessíveis. Nesse sentido, vale a pena negociar com boas transportadoras para garantir a satisfação dos clientes.
Melhore o atendimento on-line
Outra forma de lidar com uma baixa no faturamento é com melhorias no atendimento on-line. Para isso, a comunicação da empresa com o público deve ser efetiva e eficiente. Por meio dela, cria-se um forte vínculo entre a marca e o cliente. As formas de conexão mais utilizadas no momento são as redes sociais, como Instagram e Facebook, ou ainda e-mail marketing, que impactam grande número de potenciais clientes.
Administre melhor o estoque
A administração do estoque deve ser realizada estrategicamente, por meio de um bom planejamento e controle para que não ocorram perdas. Uma medida bastante eficaz é a análise do mix de produtos oferecidos aos clientes. Dessa forma, torna-se mais simples identificar produtos com maior saída e produtos ociosos no estoque. Estes últimos podem ser oferecidos aos clientes de forma promocional para evitar prejuízos ainda maiores.
Ofereça formas de pagamento digital
As contas digitais entraram no mercado fortalecidas e prontas para revolucionar o comércio virtual. Para faturar mais e garantir uma boa clientela, a empresa deve aderir a essa nova modalidade de pagamento. As possibilidades são inúmeras, como links de pagamento, QR Code, PIX, entre tantas outras. O mais importante é facilitar e tornar seguras as operações de pagamento para que os clientes comprem mais.
Reserve dinheiro para imprevistos
Uma forma de manter a empresa no mercado mesmo com o baixo faturamento é com uma reserva de dinheiro para imprevistos. A crise COVID-19, por exemplo, não foi prevista. Quem imaginava que as pessoas tivessem de se isolar socialmente de forma urgente e inesperada? Este foi o infortúnio de muitas empresas despreparadas financeiramente. Elas não tinham capital reservado para sobreviverem os primeiros meses mais turbulentos da crise.
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Fonte: Aliança Empreendedora
Por Andréa Oliveira
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