Confira maus hábitos que comprometem a carreira

Existem maus hábitos que comprometem a carreira a ponto de resultar até mesmo em demissão

Confira maus hábitos que comprometem a carreira

Existem maus hábitos que comprometem a carreira a ponto de resultar até mesmo em demissão. Na maioria das vezes, o profissional sente-se injustiçado e culpa os outros, quando, na verdade, ele deveria fazer uma autoanálise em busca do real problema. No momento em que o mau hábito é identificado, torna-se mais fácil e simples acabar com o comportamento nocivo à imagem profissional.

Divulgar informações sigilosas


Um dos hábitos mais prejudiciais ao ambiente de trabalho é o “telefone sem fio”. Ou seja, quando alguém libera uma informação a outro e este a passa adiante. Na maioria das vezes, as informações são sigilosas, por uma série de motivos, como dados financeiros e estratégias de mercado. O mesmo vale para informações não confidenciais, que envolvem clientes, colegas de trabalho e chefes de setor. O ideal é se manter distante do leva e traz.

Ser multitarefas (softskills)


Já foi o tempo em que as softskills eram habilidades benquistas no campo profissional. No decorrer dos anos, pesquisas provaram que o funcionário multitarefas perde facilmente a concentração e, consequentemente, deixa de ser produtivo. A queda na produtividade pode chegar a 25% na alternância de tarefas. O melhor a fazer é realizar uma tarefa, de cada vez, até concluir todas com excelência.

Usar linguagem corporal negativa


A linguagem corporal enriquece as habilidades interpessoais, o que favorece o profissional de forma significativa. Entretanto, é essencial saber usá-la adequadamente para não colocar tudo a perder. Nas relações interpessoais, algumas expressões corporais externam comportamentos indesejados, como desinteresse (olhar o celular em reuniões) e inquietação (balançar a perna freneticamente). Ambas as atitudes transmitem uma linguagem corporal negativa.

Ter problemas de relacionamento


Problemas de relacionamento com colegas de trabalho e chefes de setor trazem ao profissional péssimas perspectivas à carreira. As interações pessoais no ambiente de trabalho aumentam as chances de conseguir auxílio dos colegas, em momentos críticos, ou mesmo apoio do chefe de setor para resolver assuntos de cunho pessoal. Além disso, relacionar-se bem na esfera profissional aumenta a motivação e a produtividade no trabalho.

Não saber escutar 


Quando o profissional não sabe ouvir, ainda que as pessoas insistam, quem sai perdendo é ele. Por outro lado, quando o profissional se dispõe a ouvir opiniões e pontos-de-vista diferentes, ele aprende a enxergar as coisas através de outro prisma. Este é o caminho do desenvolvimento e aprimoramento em busca de novas perspectivas. Ao ser um bom ouvinte, o profissional amplia sua carga de conhecimento.

Mostrar desinteresse 


Nada pior para a carreira do que mostrar desinteresse em relação ao que ocorre na empresa. Seja na aquisição de uma nova filial ou na premiação por uma ideia inovadora, todos devem permanecer motivados e engajados em busca do melhor. A apatia diante das conquistas corporativas transmite desdém, desapego, desmotivação, desambição, omissão e falta de apreço pela empresa.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Treinamento Profissional.

Leia o artigo "Qualidade de vida no trabalho."

Fonte: msn.com

Andréa Oliveira 18-06-2019 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.