Muitos empresários optam por resolver os problemas sociais. Entretanto, um dos requisitos essenciais para obter êxito em negócios sociais de impacto é uma boa gestão. Na verdade, investir em empreendedorismo social é desafiador, mas quando o gestor é bem capacitado, os resultados são surpreendentes.
Conhecer o desafio socioambiental
Se envolver em negócios com grande carga de responsabilidade social exige conhecimento aprofundado no desafio socioambiental a ser enfrentado. Para tanto, o empreendedor deve estudar muito e realizar pesquisas em campo para contato direto com o beneficiário do serviço social.
Submergir no problema antes de buscar soluções
O empreendedor deve submergir no problema antes de buscar soluções. Dessa forma, é possível entender o desafio a ser enfrentado, para captar recursos que aumentem as chances de solução efetiva do problema. Mesmo porque, para atender às necessidades do cliente, é preciso oferecer a ele algo valioso e relevante, pelo qual está disposto a pagar.
Mapear os concorrentes para avaliar quais produtos/serviços são relevantes
Outro aspecto a ser considerado refere-se ao mercado. Para alcançar sucesso no empreendedorismo social, o empresário deve realizar um mapeamento dos concorrentes com o objetivo de avaliar quais produtos/serviços têm suprido as necessidades dos clientes. Além disso, é indispensável avaliar se os produtos/serviços apresentam viabilidade no mercado.
Personagens importantes nos negócios sociais: cliente e beneficiário
Há dois personagens importantes nos negócios sociais. São eles: cliente e beneficiário. Exemplificando, no Hand Talk, tradutor de libras (língua dos sinais), a empresa é o cliente que paga para dar maior acessibilidade aos surdos, que são os beneficiários. Mas também existem outros modelos de negócios sociais pouco vantajosos para os clientes.
O empresário de negócios sociais deve unir responsabilidade social à lucratividade
Como exemplo, podemos citar as empresas que buscam patrocínio em prol do desenvolvimento de negócios sociais. O ideal é que o empreendedor social seja independente de qualquer outro em sua causa social. Dessa forma, a empresa estará unindo responsabilidade social à lucratividade.
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Leia o artigo "Sua empresa é social?"
Fonte: revistapegn.globo.com
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