Importância do fomento comercial para as empresas

Por meio do fomento comercial, as empresas trazem para o presente ganhos futuros

Importância do fomento comercial para as empresas

Empresas competitivas oferecem produtos/serviços a prazo, independentemente de fazerem negócio com outra empresa ou com o cliente final. No Brasil, por dia, mais de 1 milhão de recebíveis, como vendas parceladas em cartões de crédito, são emitidos, movimentando os setores de comércio indústria e serviços. São eles que impulsionam a economia e o emprego no país.

Fomento comercial = consolidação da empresa no mercado


Entretanto, para as empresas, é tarefa complexa administrar as contas (fixas e variáveis), ou equilibrar o capital de giro, pois parte dos rendimentos vem de ganhos parcelados futuramente. Felizmente, graças ao fomento comercial, as empresas conseguem se consolidar no mercado e expandir os seus negócios.

Fomento comercial = antecipação dos recebíveis


Por meio do fomento comercial, as empresas trazem para o presente ganhos futuros. Exemplificando, quando uma empresa vende um produto em 10 parcelas, mas precisa do valor total agora, ela se direciona a uma agência de fomento para antecipar esses recebíveis. Com isso, ela consegue manter os seus negócios a pleno vapor.

Agências de fomento alavancam a economia do país


“As agências de fomento apresentam importante papel alavancando a economia do país, pois garante suporte ao empresário que não consegue negociar com o banco tradicional. Isso porque as fomentadoras compreendem as necessidades dos empresários sem julgamentos”, afirma Renato Junqueira, presidente da Federal Invest.

Agências de fomento impedem que a empresa feche suas portas


Quando o suporte é requisitado por um empresário, a agência fomentadora visita a empresa e sugere as soluções financeiras mais favoráveis. Esse apoio financeiro impede que a empresa feche suas portas, pelo contrário, ele ajuda o empresário a expandir os seus negócios. “Esta é uma forma de contribuir com o empreendedorismo no Brasil”, completa Junqueira.

Agências de fomento garantem a manutenção de milhões de empregos


De 2016 a 2017, o fomento comercial movimentou mais de R$ 300 bilhões dando suporte a mais de 400 mil empresas. Segundo a ANFAC - Associação Nacional de Fomento Comercial, esse importante suporte às empresas garante a manutenção de cerca de três milhões de empregos diretos e indiretos no país.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Administração Financeira na Pequena Empresa.

Leia o artigo "Saiba tudo sobre as finanças de sua empresa e acerte na tomada de decisão".

Fonte: revistapegn.globo.com

Andréa Oliveira 10-01-2019 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.