O seu ex-velho cliente... e novo cliente do concorrente!

Certa ocasião eu estava visitando um amigo, gerente de uma loja e percebi que entrou na mesma uma pessoa que ninguém atendeu, ficou ali meio de um

Certa ocasião eu estava visitando um amigo, gerente de uma loja e percebi que entrou na mesma uma pessoa que ninguém atendeu, ficou ali meio de um lado para o outro... E eu perguntei a ele: “Ninguém vai atendê-lo?” E ele me respondeu: “Ah! Ele já é nosso cliente.”

Se você não atender o seu velho cliente com dedicação, carinho, atenção e comprometimento, em breve ele será o mais novo cliente da concorrência.

O escritor americano Zig Ziglair, um fenômeno em vendas disse: “Nós perdemos 100% das vendas que não tentamos fazer”.

Expressões comuns para justificar a demora, o mau atendimento, o descaso com o cliente são usadas como: “Que é isso patrão?” ou “Você está levando para o lado pessoal.” ou ainda “É que você já é de casa” ... E isso acaba levando um cliente de 10 ou 20 anos para o seu principal concorrente.

O mais incoerente nestas histórias é que as empresas fazem um grande esforço de marketing para trazer o novo cliente, gastam um dinheirão em propaganda, fachadas luminosas, tudo para chamar a atenção...

E quando ele está lá dentro, no início dão aquele tratamento de novo cliente, mas com o tempo vem a acomodação e jogam-no pela janela sem o menor pudor. Isso é o que eu chamo de jogar dinheiro fora.

O treinamento nas empresas deveria ser uma constante, tanto na parte técnica quanto motivacional... Tudo para perceber que o sucesso de qualquer negócio depende de continuidade.

Assim secretárias bem treinadas garantem clientes por 30 anos aos médicos, vendedores seguram clientes para uma vida toda, garantindo suas comissões, sua carreira e o lucro da empresa, sem o qual não existiria sequer salários.

Porém, o que acontece é que 90% das pessoas sabem o que tem que fazer... Mas não fazem! Vejo neste time não somente equipes de trabalho, percebo chefes, gerentes, gestores não comprometidos com o negócio... E pelo visto, nem comprometidos com seus próprios bolsos.

Afinal, a vida não é uma coincidência... A vida é uma consequência.

Basta sair ao mercado e perceber isto. Vá ao seu banco, ao supermercado, às lojas do shopping, ao seu gestor de tecnologia, à empresa que lhe entrega água toda semana, ao restaurante da esquina e irá constatar o que estamos dizendo.

Se você quer participar da minoria do sucesso, aqueles que sempre frequentam o pódio, que é para poucos mesmo, chegou a hora de dar o show! Seja o novo cliente, seja o velho cliente e aqueles que ainda virão!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Emprego e Renda 13-03-2012 Dicas da Edição

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