Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é um fator preponderante para que os profissionais executem suas funções com competência. Quanto melhor é o clima corporativo,

O ambiente de trabalho é um fator preponderante para que os profissionais executem suas funções com competência. Quanto melhor é o clima corporativo, melhor tende a ser o rendimento dos colaboradores. Ciente da importância do assunto, o Portal Emprego e Renda entrevistou João Baptista Brandão. Ele é Doutor em psicologia e professor da Fundação Getúlio Vargas(FGV).

1- Qual é o comportamento ideal para o ambiente de trabalho?

Para os empregados, de uma forma geral, o comportamento ideal é alinhar-se às regras, "liturgias", normas da empresa. É sempre reconhecido o empregado que manifesta atitudes de companheirismo, iniciativa de ajuda aos colegas ou de sugerir melhorias nos processos. Evitar sempre que possível manifestações de pessimismo, reclamações, fuxicos, "conversas de corredor".
Do ponto de vista dos gestores, o comportamento ideal, na verdade obrigatório, é praticar o modelo de gestão proposto pela empresa, o que tende a gerar um ambiente adequado e assegurar uma cultura consistente.


2- Quais atitudes o funcionário deve evitar?

Como dito acima, atitudes que contaminem o ambiente e criem um clima de insegurança, de insatisfação generalizada, de apatia, de irresponsabilidade.

3- Como deve ser a postura de um chefe?

Espera-se que o chefe, "cumpra o prometido e prometa o que vai cumprir". É também esperado que o empregado tenha o direito de saber como está indo no trabalho e que o chefe tenha a obrigação de prover isso com respeito e com a função de educar/desenvolver.


4- Namorar ou não um membro da empresa?

Depende da política da empresa. De uma forma geral, deve-se evitar situações que possam caracterizar conflitos de interesses. Namorar subordinado, por exemplo, ou a secretária do presidente namorar alguém da empresa, como outro exemplo.


5 – Qual(is) o(s) segredo(s) de um ambiente de trabalho harmonioso?

Consistência entre o dito e o feito, entre o prometido e o cumprido, respeito absoluto pelas pessoas e, na medida do possível (em termos estratégicos e de situações de confidencialidade), transparência.

Victor Monteiro 01-10-2012 Entrevistas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.