Como sua empresa pode faturar mais no natal

O Portal Emprego e Renda realizou com o especialista Carlos Cruz, uma entrevista exclusiva sobre como sua empresa pode faturar mais no natal

Carlos Cruz é vendedor profissional, treinador de vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), atua com foco na formação profissional de vendedores e gestores de vendas.


1- Como organizar e planejar sua empresa para que ela colha bons frutos no Natal?

É importante ter estoques abastecidos, um ambiente atrativo e equipes bem preparadas. Mantenha-se atento à situação do setor e trace estratégias de vendas de acordo com o cenário. Neste ano, por exemplo, o levantamento feito pelo Serasa Experian mostrou que os produtos mais procurados serão roupas, calçados, acessórios, perfumaria e cosméticos. Procure comercializar as melhores opções de presentes dentro da expectativa do mercado, adequando o mix de produtos e serviços a esse público. É um planejamento completo e eficiente!

2- Qual a necessidade das contratações temporárias? Quais critérios devem ser levados em conta?

Os funcionários temporários são essenciais para atender esta demanda de final de ano, afinal, ela acontece apenas algumas vezes, de acordo com datas comemorativas. Movimento que não se mantém no restante do ano, por isso, seria impossível manter uma determinada quantidade de vendedores o tempo todo, ficariam todos ociosos. Os principais critérios para se contratar um colaborador temporário são vontade de trabalhar, persistência, simpatia e bom trato com o público, além de boa comunicação. Não ter experiência não é um problema, se a pessoa estiver disposta, ela aprende, mas tem que ter energia, final de ano tem muito trabalho!

3- Quais setores do mercado lojista apresentam as melhores perspectivas para esse Natal?

O varejo está aquecido, de setembro para outubro, de acordo com o IBGE, as vendas aumentaram 0,8%. Parece pouco, mas é a maior variação desde julho, quando houve um crescimento de 1,3%. Mas mesmo assim, com uma certa desaceleração do setor, outubro foi o quinto mês consecutivo com alta nas vendas. De acordo com o IAV (Índice de Antecedentes de Vendas), do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) dezembro promete vendas 9% mais altas, se comparadas com o mesmo período do ano passado. Penso que o consumidor brasileiro está otimista e animado com as festas, mas também mantém a cautela com relação a endividamento, por exemplo.

4- Nessa época, o preço dos produtos deve ser ajustado? Se sim, de que maneira isso deve ser feito?

A formação de preço é feita com base em critérios como: concorrência, localização e proposta de valor da loja, lucratividade esperada, estratégias de marketing, entre outros. Portanto, cada empresa tem uma estratégia e atua em um segmento, por isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado detalhada para ter uma atitude correta.

5- Quais dicas você dá para os empresários que buscam a maximização das vendas?

É necessário fidelizar os clientes, criar uma aproximação eficiente, um networking, afinal, cliente satisfeito leva uma imagem muito positiva de você e da empresa, indica para amigos e familiares, o que ajuda a aumentar suas vendas. O vendedor profissional também deve aumentar o ticket médio, aproveite a época e ofereça mais produtos para produzir um kit presente e agregue outros valores à venda, como atender exatamente à necessidade do cliente, de acordo com seu estilo, por exemplo. E claro, seja criativo, abandone as táticas antigas de vendas, perceba problemas e ofereça soluções interessantes e que funcionem. Com estas práticas é possível alcançar as metas de fim de ano!

 

Victor Monteiro 17-12-2012 Entrevistas

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