Comércio Eletrônico - Dicas para sua empresa vender mais

O comércio eletrônico(e-commerce) trata-se da atividade de vendas pela internet. É hoje um importante veículo de vendas para as empresas. Os clientes cada vez mais buscam comodidade na hora de comprar e essa é uma forma fácil e confortável de se efetuar uma aquisição. Além disso, muitos ofertas na internet são melhores do que as das lojas físicas.

Para aprofundarmos no assunto, o Portal Emprego e Renda convidou para uma entrevista Roberto Oliveira, que é especialista em comércio eletrônico. Confiram:

1 – Qual a importância das empresas se abrirem para o e-commerce?

Acho que as empresas não devem ver o e-commerce como algo diferente do que fazem, não existe mundo virtual e mundo real, isso é uma divisão didática mas na prática estamos falando da mesma coisa: pessoas se relacionando, se as empresas desprezarem um canal de vendas digital vão estar perdendo uma boa parte de seu faturamento para outras que já estão lá.


2 – Quais as maiores dificuldades para lidar com novas tecnologias de vendas pela internet?

A maior dificuldade é a cultura da empresa, seguido de processos engessados, a parte tecnologica não apresenta nenhuma dificuldade de acesso e operação, existem plataformas para todos os gostos e necessidades.

 
3- Quais mercados serão os próximos a adotarem a venda online? No futuro, quais devem ser os produtos que deverão ser comercializado nesse formato?

Acho que, falando de Brasil, o mercado de vestuário é o próximo a crescer, mas temos também o artesanato regional e bens vendidos por assinatura.


4 – O que você tem a dizer sobre a logística de entrega? É mais adequado terceirizar o serviço de entrega ou desenvolver uma logística própria? Porque?

A logistica é um dos pilares de um bom e-commerce, a expectativa de receber o produto é muito alta e devemos dar a devida importancia a isso, por isso devemos escolher um ótimo parceiro para suprir esta demanda da empresa, a logistica própria deve ser olhada com ressalvas pois não é o core businness da empresa.


5- Para os que possuem dificuldade em lidar com o mercado online, quais as formas mais eficientes para eles ficarem por dentro desse ramo?

Recomendo a leitura de blogs e acompanhar as pessoas certas pelo twitter, porém a melhor coisa a fazer é contratar um consultor no inicio das operações, este consultor vai auxiliar no melhor caminho a trilhar e servir de professor ao mesmo tempo.


6- Quais dicas você dá para as empresas que estão prestes a serem adeptas ao e-commerce? E para as que não pretendem ser?

Posso dar 5 dicas:

1) E-Commerce da o mesmo trabalho ou mais que uma operação fisica;

2) Planeje tudo antes de executar;

3) Para entender a internet comece a participar mais dela;

4) O mundo digital é feito de relacionamento entre pessoas

5) Crie indicadores e acompanhe seu ROI mensal, mude o caminho se for preciso.


Saiba mais sobre o assunto no Curso “Como Aumentar as Vendas pela Internet”, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, empresa parceira do nosso site.

 

Victor Monteiro 14-03-2013 Entrevistas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.