Como reduzir os custos de sua empresa

Um fator que deve ser considerado como prioridade em qualquer empresa é a redução de custos. Ela é um mal necessário e, muitas vezes, fundamental na vida das empresas. O momento para agir é importante, bem como as técnicas que devem ser utilizadas para tal redução.

Para aprofundarmos no assunto, o Portal Emprego e Renda convidou para uma entrevista o especialista em redução de gastos, Fernando Macedo. Confiram:

1- Com qual gravidade a falta de controle dos gastos tem afetado as empresas?

O controle de gastos tem influência direta na lucratividade das empresas. Alguns gestores de empresas acabam não dando a devida atenção aos gastos e invariavelmente as empresas deixam de ser lucrativas, chegando até a se tornar inadimplentes. Logo, a gravidade é alta.   

2- Quais os principais geradores de gastos evitáveis?

Esclarecendo que os gastos de infra-estrutura básica são inevitáveis, porém, sem o referido controle, podem se caracterizar verdadeiros vilões. Os gastos evitáveis são usualmente gerados: por inércia, ou seja, procedimentos que ocorrem da mesma forma há bastante tempo, sem revisão de processos; comodidade, pois o ser humano prefere trabalhar sempre em zonas de conforto; "urgências", usualmente custam mais que itens/serviços previamente planejados; desperdícios decorrentes dos usos e costumes ligados à "margem de segurança".

3- Quais as estratégias que devem ser adotadas pela empresa para identificar esses gastos?

O principal fator está relacionado à gestão e ao comprometimento dos colaboradores. Não existem fórmulas mágicas ou modelos matemáticos que se sustentem sem a conscientização das pessoas envolvidas. As estratégias recomendadas são: incrementar a vigilância sobre os gastos, responsabilizando cada envolvido proporcionalmente pelo resultado e criar padrões históricos, visando implantar limites compatíveis a cada operação. Não hesite em consultar especialistas. 

4- Quando identificados, quais as estratégias que devem ser adotadas para resolver esse problema?

Não existem estratégias específicas que por sua vez dependerão de vários fatores operacionais. Recomenda-se, porém, que sejam revistos os processos internos relacionados à compra/contratação dos serviços e concentre a responsabilidade de correção em uma ou duas pessoas. Neste caso, nunca em um grupo de pessoas.

5- Dê 5 dicas para as empresas controlarem seus gastos de maneira eficiente.

1. Avalie corretamente a necessidade do gasto, muitas vezes não é preciso gastar em determinados itens/serviços;

2. Crie métricas ou critérios para que os gastos possam ser efetivamente mensurados, tente não olhar apenas os valores totais ou consolidados;

3. Mantenha uma rotina de avaliação periódica dos gastos, pois como o mercado é dinâmico o seu gasto também pode se alterar no decorrer do tempo, faça os ajustes necessários;

4. Promova campanhas internas de conscientização e premiação dos seus colaboradores para idéias/soluções que gerem redução dos gastos. Além de motivar, cria uma cultura positiva;

5. Mantenha vigilância permanente sobre os gastos. Seu lucro depende não só do que entra no caixa, mas também do que deixa de sair.

Saiba mais sobre o assunto no Curso "Administração Financeira na Pequena Empresa”, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, empresa parceira do nosso site.

Emprego e Renda 15-04-2013 Entrevistas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.