A importância da motivação no ambiente de trabalho

A motivação empresarial é um elemento essencial para o sucesso de uma organização. Saiba como identificar e reverter a falta de motivação no trabalho.

A motivação empresarial é um elemento essencial para o sucesso de uma organização.

Meiry KamiaA motivação pode ser definida como a energia que nos leva a participar de um desafio, induzindo-nos a realizar ações. Por sua vez, a falta dela causa desinteresse pelo trabalho e faz do colaborador um mero cumpridor de suas tarefas, limitando sua visão e desviando-a do processo em geral. Quando uma pessoa está desmotivada, o trabalho não rende, as horas demoram a passar, a proatividade é inexistente e falta assertividade. Sendo assim, o Portal Emprego e Renda convidou a consultora organizacional Meiry Kamia, para te ajudar a identificar e reverter a falta de motivação no trabalho. Confira:

1.No ambiente de trabalho, motivar significa inovar continuamente?

Motivação é a energia aplicada em direção a uma meta. Motivação significa “motivo para a ação”, ou seja, o motivo que faz alguém se movimentar rumo a alguma meta. A motivação nasce de uma necessidade, por exemplo, se você está com sede, existe motivo para buscar água e matar a sede (satisfazer a necessidade). Se uma pessoa deseja reconhecimento e status, por exemplo, ela poderá alcançar isso através da superação de metas organizacionais.

A inovação pode advir da motivação caso a meta seja a melhoria contínua dos processos, mas motivação e inovação não são a mesma coisa.

2.De que maneira um gestor pode motivar seus funcionários desmotivados?

É necessário que o gestor compreenda os processos psicológicos da motivação. É por isso que as pesquisas indicam que bons líderes utilizam 80% de competência comportamental e apenas 20% de competência técnica. Significa que bons líderes entendem de pessoas. O líder habilidoso consegue despertar o motivo (razão) para que uma pessoa, por exemplo, traga ideias e aplique-as na prática para melhorar processos (inovação). Para isso, o bom líder precisa conhecer bem sua equipe, pois cada pessoa tem um jeito de ver o mundo de forma diferente. A capacidade de comunicar a “visão” ou meta, e inspirar a equipe é imprescindível nesse processo. Também é preciso que o líder saiba conduzir uma equipe, conhecer os talentos e que saiba desenvolver as habilidades necessárias para que a equipe trabalhe em harmonia. A motivação também aumenta quando o colaborador sente que está melhorando e dominando melhor algum processo. O desânimo e a frustração ocorrem quando o colaborador se sente perdido, sem saber o que esperam dele, para onde ele está indo, e quando não tem o suporte necessário para enfrentar as dificuldades.

3.O que os profissionais esperam da empresa quando o assunto é motivação?

Esperam que a empresa dê o suporte necessário para o seu desenvolvimento profissional. Bons líderes são imprescindíveis em processos motivacionais. Os líderes mostram a direção (meta), inspiram a ação e dão o suporte nos momentos difíceis. Também esperam que a empresa aja com coerência. Por exemplo, se a empresa incentiva comportamentos de inovação, é preciso que a empresa crie condições para que as ideias sejam acolhidas e trabalhadas de alguma forma, pois se o colaborador perceber que seu trabalho está sendo em vão, logo sua motivação acabará. Não haverá “motivo” para continuar fazendo o esforço.

4.Qual é a maior dificuldade enfrentada pelas empresas quando decidem implantar um programa motivacional?

Talvez seja a falta de coerência entre discurso e prática para incentivo dos comportamentos, manutenção e desenvolvimento dos mesmos, que advém da falta de planejamento. Por exemplo, empresas que incentivam comportamentos de inovação não podem ser reativas a novas ideias. Deve haver coerência entre discurso e prática. Se a empresa deseja determinados comportamentos, deve criar condições para que esses comportamentos surjam e se desenvolvam. Isso significa ter uma Cultura e Valores Organizacionais alinhados, programas de desenvolvimento dessas habilidades (treinamentos), programas de incentivo com premiações e reconhecimento, e tudo isso deve estar alinhado com a estratégia geral da empresa.

Muitas vezes, as empresas adotam, por modismo, ações sem o planejamento e cuidados adequados, e quando se age assim, o resultado pode ser muito pior do que não ter feito nada.

Paula Martins 06-09-2013 Entrevistas

Deixe um Comentário

Comentários

Olimpio

16-02-2017

Gostei !!! É o tema do meu TCC, motivação no ambiente do trabalho, deu para ter mais inspiração para escrever !!!

Resposta do Emprego e Renda

23-02-2017

Olá Olimpio, Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

GIL

18-10-2016

bom siA GRUPO, AMEI a matéria.

Resposta do Emprego e Renda

18-10-2016

Olá Gil, Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Pedro Versos pv

15-08-2015

foi bom estar nest saiste aprendi coisas novas.

Resposta do Emprego e Renda

17-08-2015

Olá, Pedro! Quem bom que gostou. Ficamos felizes :D Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Silvana

25-09-2014

Olá, Amanda! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. A data solicitada é 06/09/2013. Atenciosamente,

Silvana Teixeira

03-09-2014

Olá, Iara! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Navegue em nosso site e visite nossas seções de dicas e artigos. Lá você poderá encontrar inúmeras postagens sobre Treinamento Profissional que poderão lhe ajudar. Site: www.cpt.com.br Atenciosamente

Resposta do Emprego e Renda

24-09-2014

Olá gostaria de saber a data e o ano que foi realizada a entrevista com a consultora Meiry Kamia?

iara

02-09-2014

estou fazendo um trabalho sobre motivação no ambiente de trabalho, gostaria de receber algumas dicas!

Silvana Teixeira

10-07-2014

Olá, Selma! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes em saber que o nosso conteúdo foi do seu agrado. Atenciosamente,

Selma

10-07-2014

Bom dia a todos leitores, amei.