A importância do treinamento

Hélvio Tadeu, Mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório, Especialista em Análise de Sistemas e Administração Financeira,

Hélvio Tadeu, Mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório, Especialista em Análise de Sistemas e Administração Financeira, Consultor de várias empresas em todo Brasil e Coordenador Técnico de vários cursos do CPT na área de Gestão Empresarial.

Para se adaptarem à velocidade das transformações, empreendedores devem buscar treinamento constante

Hélvio Tadeu: O maior desafio do administrador é correr com o tempo, adaptar-se às novas exigências e estar bem informado, e isso se faz por meio de leitura, treinamento constante, análise de mercado. É preciso lembrar sempre de uma coisa: se você não tem o hábito de pensar, tenho certeza que alguém estará pensando por você... a concorrência.

 E&R: Hélvio, o senhor diz que o setor empresarial vai mudar mais na próxima década do que mudou nos últimos 50 anos. Dentro dessa perspectiva, essa velocidade de transformação, qual deve ser a atitude dos empreendedores?


Hélvio Tadeu: Por conta dessa velocidade, nós, empreendedores, devemos estar sintonizados nas mudanças de hábitos dos clientes, nos novos canais de comunicação e distribuição de produtos e serviços e nas estratégias usadas pela concorrência. Devido a essas mudanças constante no perfil dos negócios, se não acompanharmos as transformações pelas quais passa o mercado, não existirá um braço que nos puxe do fundo da piscina.

E&R: Estamos habituados a ler sobre as dificuldade encontradas pelas empresas em seus primeiros anos de vida. Por que isso acontece?

Hélvio Tadeu:
Isso acontece porque, por mais que muitos gerentes e empresários sejam dotados de boa vontade e força para trabalhar, eles carecem de habilidades gerenciais básicas que o empreendimento exige. E, algumas vezes, para piorar, se assessoram de pessoas sem o mínimo preparo. O resultado disso não poderia ser diferente: 36% das empresas morrem ou desaparecem no primeiro ano de vida que, como sabemos, é o de maior dificuldade, pois é preciso colocar o produto ou serviço no mercado, conquistar clientes, enfrentar a concorrência. No segundo ano a situação é ainda pior, pois 47% dessas empresas não conseguem sobreviver. Esses números são alarmantes, pois quase metade das empresas encerra suas atividades antes de entrarem no terceiro ano.

E&R: O que os empreendedores devem fazer para reverter esse quadro?

Hélvio Tadeu: O caminho para reverter essa situação passa pela formação de gerentes empreendedores, pois a fase do amadorismo já acabou. Como já disse antes, a velocidade das transformações por que passa o mercado consumidor, concorrente e fornecedor é alta e o empreendedor, por meio da busca constante de informação, consegue planejar e estabelecer objetivos claros para sua empresa. Além disso, outro ponto crucial é a diferenciação das demais. Por exemplo, uma loja que vende pneus informa ao cliente, usando dados armazenados em um banco de dados, que o pneu comprado tempos atrás pode estar careca, o que coloca em risco a vida do usuário. Pois bem, essa loja passou a oferecer algo a mais ao cliente. Ela passou a vender não somente pneus, mas segurança – informação e serviço agregado ao seu produto, o diferencial competitivo. Quando a loja de pneus passa a vender informações e serviço ela se torna uma empresa diferente das demais.

A agenda do século 21 é: internet, produtividade, competitividade. O modelo organizacional do futuro, que já toma forma, é aquele baseado na coleta de tratamento da informação para a tomada de decisões, que torna a maior vantagem diante do concorrente na nova economia.

E&R: E como o senhor entende o modelo organizacional desse novo século?

Hélvio Tadeu: A agenda do século 21 é: internet, produtividade, competitividade. O modelo organizacional do futuro, que já toma forma, é aquele baseado na coleta de tratamento da informação para a tomada de decisões, que torna a maior vantagem diante do concorrente na nova economia. Lembre-se que existem mais pessoas disputando a mesma fatia do bolo, e ganha quem tem maior capacidade de gerar resultados, ou seja, quem faz melhor uso das informações.

Emprego e Renda 14-02-2012 Entrevistas

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