5 dicas para passar pela fase online e chegar a entrevista presencial

Os candidatos devem levar muito a sério essa fase da seleção Hoje em dia, o processo de contratação nas empresas realizado pela área de Recursos

Os candidatos devem levar muito a sério essa fase da seleção

Hoje em dia, o processo de contratação nas empresas realizado pela área de Recursos Humanos muito utiliza-se de etapas online para essa seleção. Com a ajuda da Internet, o recrutamento de candidatos ficou mais fácil. Ela capta a parcela de candidatos que aparentam suficientemente ter o perfil que a empresa procura a ponto de conseguirem ir para a fase da entrevista presencial

Apesar disso, a mescla de assuntos pessoas e profissionais num mesmo ambiente, tende a fazer com que os candidatos não levem tanto a sério essa parte da seleção, remetendo um pouco a informalidade do processo.

No entanto, é muito importante que essa fase seja encarada com muita seriedade, afinal, ela é o passaporte para a fase presencial. Por isso, Marcelo Abrileri, especialista em recolocação do site de empregos Curriculum, traz 5 dicas importantes para você se sair bem nessa etapa:

1- Erros de português e abreviações. Não caia no erro de fazer uso de expressões típicas das conversas informais da internet. A etapa online requer a mesma seriedade com a qual você encara a etapa presencial. Por isso, atenção para não usar gírias, abreviações ou cometer erros de português, de concordância. Mantenha sempre uma postura séria no modo de escrever e falar.Isso faz um enorme diferença para o empregador.

 2- Nem respostas curtas e óbvias, nem prolixidade. O nível de competitividade dos profissionais também está acirrado. Dessa forma, é necessário que eles apresentem diferenciais nas suas respostas. Responda as perguntas com calma, originalidade e conteúdo, algo que marque o entrevistador. Não seja muito curto nem muito prolixo nas respostas. Aborde as perguntas com propriedade e objetividade, sem se estender muito e sem ser muito óbvio.

 3- Capriche! “Se eu escrever muito, o profissional de RH não vai ler tudo”. Normalmente é assim que as pessoas pensam. Caso o candidato esteja enrolando e sendo prolixo nas respostas, isso, de fato, ocorrerá. Em contrapartida, um texto grande que esteja correto e bem estruturado e apresente objetividade não é motivo de preocupação. Textos muito pequenos e sem conteúdo podem passar a ideia de desinteresse pela vaga. Mas, em geral, respostas mais longas, desde que bem estruturadas e com conteúdo relevante, surpreendem e transmitem a impressão de que você realmente se esforçou e está interessado.

4- Alinhando expectativas. Saiba o maior número de detalhes possíveis sobre a vaga pela qual você irá pleitear. Tome conhecimento do salário, dos benefícios, do cargo e das responsabilidades. Dependendo da adequação desses fatores às suas expectativas, seu ânimo pode lhe conceder uma energia extra no meio do processo.

5-Coerência. Tem sido comum as empresas pedirem o endereço dos candidatos nas redes sociais. Para que não haja receio de enviar, é preciso tomar cuidado com o comportamento nessas mídias. Evite fotos ou comentários que de alguma forma, possam comprometer a sua imagem. Em algum momento detalhes como esse podem fazer a diferença.

Fonte: Curriculum.com

 

 

Victor Monteiro 13-08-2012 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.