Veja 7 dicas para negociar o salário

Mais de 45% dos profissionais jamais pediram aumento Em pesquisa feita pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, foi concluído que

Mais de 45% dos profissionais jamais pediram aumento

Em pesquisa feita pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, foi concluído que 45,6% dos profissionais nunca pediram aumento salarial. A pesquisa feita com 764 profissionais, entre analistas, gerentes, diretores e presidentes, mostrou também que 38,6% deles pretendem pedir aumento ainda em 2012.

 

Outra conclusão foi que na metade dos casos, o aumento salarial é concedido espontaneamente por méritos e resultados atingidos. Somente 10,2% dos aumentos foram fruto de pedidos feitos diretamente aos chefes. Outros 30% dos reajustes na remuneração são resultados de promoções e 6,2% acontecem via contraproposta.

Aproximadamente 70% dos profissionais obtiveram êxito no pedido de aumento. Segundo a pesquisa, 32,2% receberam o incremento solicitado; 26,3% receberam menos do que foi pedido; 10,2% receberam mais do que almejavam. Para 38,3% dos entrevistados, o aumento foi resultado do trabalho desenvolvido; 16,6% acreditam que a valorização foi graças ao aumento de volume de trabalho e responsabilidades; 14,2% apontam a conquista das metas estipuladas como a principal razão para o aumento.

Nas busca por melhores salários, 47,1% dos profissionais apontam que a melhor estratégia é falar com o chefe logo depois de um projeto bem executado, porém, outros 21,8% dizem não ter estratégia.

Veja 7 dicas de especialistas da Robert Half para negociação salarial:

- Seja realista: saiba se a empresa está em posição de barganhar e tenha isso em mente antes de tentar qualquer negociação salarial. Se a empresa em questão estiver anunciando demissões, tentando cortar gastos, sua chance de obter êxito pode ser limitada.

- Seja assertivo: não entre em negociações sem saber os parâmetros. Pesquise sobre as tendências de salário em sua cidade, segmento de atuação e cargos, reveja estudos e publicações sobre remuneração e além disso converse com colegas e headhunters.

- Espere sua chance: Seja paciência e espere o executivo colocar o tema “salário” na pauta da entrevista e certifique-se de compreender plenamente os requisitos da vaga antes de responder perguntas sobre o salário desejado. Consulte potenciais empregadores sobre qual seria uma boa margem de negociação para a posição almejada, evitando propostas nem muito acima e nem muito abaixo da realidade.

- Busque sua meta: se a proposta salarial oferecida pelo executivo não atender à sua expectaiva, não há problema em propor uma compensação extra. É comum que empregadores iniciem a conversa pelo valor mais baixo, dando margem a negociações.

- Não blefe: nunca é uma boa estratégia enganar ou omitir informações sobre sua remuneração atual ou sobre ofertas de emprego com remunerações superiores na tentativa de obter mais vantagem financeira. Em vez disso, tente reforçar o seu valor para a empresa e seja honesto sobre o salário desejado.

- Não pense apenas na questão financeira: certifique-se de analisar todos os aspectos de uma oferta de emprego. Um pacote de benefícios generoso ou oportunidades de aprendizado e crescimento podem compensar um salário menor inicialmente, por exemplo.

- Termine em bom tom: caso as negociações não saiam da forma esperada, e você decida declinar a oferta, faça isso de forma elegante e em tom de agradecimento. Nunca se sabe quando se pode encontrar o executivo novamente.

Fonte: GLOBO.COM

 

Victor Monteiro 03-09-2012 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.