5 perguntas a fazer aos seus clientes para saber o preço ideal para seus produtos

Especialista mostra o caminho para aprimorar a precificação dos produtos ou serviços Ao definir o preço a se cobrar por um produto, é óbvio que se

Especialista mostra o caminho para aprimorar a precificação dos produtos ou serviços

Ao definir o preço a se cobrar por um produto, é óbvio que se deve levar em conta o custo deste. Além disso, é preciso ficar atento ao preço cobrado pela concorrência. No entanto, o difícil é saber exatamente quanto o consumidor está disposto a pagar. Esse entendimento do que pensa consumidor pode abrir oportunidades de lucro adicional.

 

A dificuldade inicial é que não faz sentido perguntar, diretamente ao consumidor, o quanto ele quer pagar. É óbvio que ele vai escolher o menor preço possível.

Para ajudar na busca pelo preço ideal, Rafi Mohammed, especialista no assunto, ensina técnicas que identificam o comportamento dos clientes com relação aos preços.

Mohammed sugere uma entrevista tradicional, na qual é perguntado ao cliente o que ele valoriza e do que ele gosta no produto ou serviço em questão. É importante que o empresário peça sugestões de melhora aos consumidores, pois isso costuma agradar o entrevistado e o incentiva a falar.

Nessa hora, devem ser feitas questões cruciais, que são:

1. Quais produtos concorrentes ele pensa em comprar? Se a resposta for “nenhum”, é uma boa oportunidade de aumentar o preço. Essa pergunta ajuda na criação da segmentação da clientela.

2. O que ele acha do preço atual: alto ou baixo demais? Preste atenção nas respostas e efetue mudanças no preço, se lhe parecer uma boa estratégia.

3. O que, especificamente, o cliente acrescentaria ao produto? Depois de respondida essa pergunta, questione se ele estaria disposto a pagar mais, caso o fator sugerido fosse incorporado ao produto/serviço. Isso mede as possibilidades de lucro com versões inovadoras ou mais completas do produto.

4. O que ele aprova ou não na sua estratégia de preços? Ao responder, o entrevistado dará a conhecer como ele entende a política de preços do mercado em geral.

5. Ele gosta do sistema de pagamento do produto ou tem outras sugestões? Aqui está a oportunidade de pensar em oferecer a opção de porções menores, entrega em casa, preço único (em restaurantes, por exemplo), promoção por pontos acumulados, locação ao invés de venda, entre outros.

Mohammed avisa que isso é apenas o início. Uma vez inaugurado o costume de ouvir os consumidores, abrem-se muitas possibilidades de continuar e aperfeiçoar o processo.

Fonte: Papo de empreendedor

Victor Monteiro 14-09-2012 Notícias

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