A terceirização é vantajosa ou não?

A lei da terceirização veio para reduzir a burocracia e agilizar o processo contratual

A lei da terceirização veio para reduzir a burocracia e agilizar o processo contratual

A terceirização é vantajosa ou não
Sancionada pelo Governo Federal no fim de março de 2017, a lei da terceirização mudou alguns aspectos em relação às contratações. Com sua aprovação, não somente as atividades meio podem ser terceirizadas como também as atividades fim. As universidades, por exemplo, poderão terceirizar a contratação de professores. Antes isso não era possível, somente serviços de limpeza, alimentação e segurança eram terceirizados.

Atualmente, são mais de 14 milhões de trabalhadores terceirizados no Brasil. Daí a necessidade da criação da lei para regularizar a relação entre contratante e contratado. Na verdade, a lei da terceirização veio para reduzir a burocracia, agilizar o processo contratual e facilitar a vida do empregador. Com isso, a lei tornou-se a um estímulo para aumentar as contratações, o que possibilita maiores chances de geração de empregos no país.

Mas é importante destacar que os gastos com o quadro de funcionários não serão reduzidos. Isso porque na terceirização, o contratante é responsável pelo salário integral e encargos, além da taxa de administração de cerca de 15%. Em relação à permanência dos colaboradores na empresa, poderá haver maior rotatividade, já que o vínculo empregatício será reduzido. Como consequência, a empresa poderá perder a produtividade.

Por outro lado, a lei da terceirização chegou para legalizar a situação de quem trabalha como pessoa jurídica. Outra vantagem é que os direitos da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho não foram extintos. Além disso, tanto a empresa contratante quanto a contratada podem arcar com as obrigações trabalhistas dos terceirizados. Caso a terceirizada não efetue o pagamento das causas trabalhistas, caberá à contratante pagá-las.

Fonte: Administradores.

Conheça o Curso a Distância CPT Como Administrar Pequenas Empresas, disponível - elaborado por Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório.

Andréa Oliveira 04-05-2017 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.