Declaração do Imposto de Renda está se tornando digital

Com o objetivo de facilitar a vida dos contribuintes brasileiros na Declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal Brasileira disponibiliza alguns programas para download

Com o objetivo de facilitar a vida dos contribuintes brasileiros na Declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal Brasileira disponibiliza alguns programas para download

Declaração do Imposto de Renda está se tornando digital
O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda terminou em 28 de abril. Muitos programas e aplicativos auxiliaram os contribuintes, como excelentes ferramentas digitais. Na verdade, declarar o IR - Imposto de Renda, está se tornando cada vez mais digital. Afinal vivemos em um mundo tecnológico e devemos aproveitar a comodidade e praticidade que ele nos oferece.

Com o objetivo de facilitar a vida dos contribuintes brasileiros, a RFB – Receita Federal Brasileira, deixou disponíveis alguns programas para download. Um deles, o Carnê Leão é próprio para contribuintes com rendimentos pagos por pessoas físicas, ou ainda originários do exterior. Outro programa bastante útil é o Ganho de Capital – específico para apuração do Imposto de Renda sobre Ganhos de Capital da pessoa física.

Há ainda o Programa Gerador da Declaração do IRPF e a Declaração Pré-preenchida – para contribuintes com Certificado Digital ICP-Brasil de pessoa física (conhecido como CPF Digital). A declaração está disponível no site da Receita há vários anos e todos os dados são transmitidos de forma automática. Basta que os contribuintes verifiquem se as informações estão corretas e se há necessidade da inserção de dados.

Outra ferramenta de suma importância para os contribuintes é o Certificado Digital, que auxilia na verificação de informações sobre as fontes pagadoras, além de:

->acompanhamento de todo o processo da declaração – o que tornam possíveis correções em tempo real;
->eliminação de discrepâncias das informações declaradas com as fontes pagadoras;
->obtenção de cópias das suas declarações;
->regularização da situação com a RFB (Malha Fina);
->possibilidade de impressão de comprovantes;
->obtenção da declaração do ano anterior;
->confirmação de pagamentos.

Entretanto, para que o Certificado Digital traga tais benefícios aos contribuintes, é fundamental que ele esteja na validade. Caso o prazo tenha expirado, a renovação pode ser feita online. O contribuinte que ainda não tiver o certificado deve solicitá-lo a uma AC - Autoridade Certificadora, credenciada pela ICP-Brasil.

Fonte: Administradores.

Conheça o Curso a Distância CPT Finanças na Família - Administração e Controle, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Nerina Aires Coelho Marques, Mestra e Doutora com pós-doutorado em Home Economics pelo Ohio State University.

Por Andréa Oliveira.

Salvar

Andréa Oliveira 24-05-2017 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.