Saiba mais sobre e-commerce B2B

Embora o e-commerce B2B seja ainda uma novidade no Brasil, ele apresenta grande potencial

Embora o e-commerce B2B seja ainda uma novidade no Brasil, ele apresenta grande potencial

Saiba mais sobre e-commerce B2B
Embora o e-commerce B2B seja ainda uma novidade no Brasil, ele apresenta grande potencial. Dados divulgados pelo E-Consulting afirmam que os negócios fechados entre as empresas brasileiras, em 2016, totalizaram R$1.69 trilhão. E as projeções indicam um crescimento ainda maior nos próximos anos, o que é uma excelente notícia para os empreendedores de lojas virtuais.

Com a mudança no comportamento dos consumidores brasileiros, que passaram a comprar mais produtos via internet, o comércio online tornou-se uma forma promissora de as empresas obterem um bom faturamento.

Vantagens do e-commerce:

->Permite ao representante da marca ir aonde antes não era possível;
->Aumenta a divulgação dos produtos da marca;
->Otimiza a força de vendas da empresa.

Segundo pesquisa realizada pela Forrester Research, ao usarem o e-commerce como principal canal de compra, os clientes compram mais do que comprariam em lojas físicas, pois se sentem motivados. Entretanto, é imprescindível que a plataforma seja desenvolvida para garantir a eles uma ótima experiência de compra. Afinal, os consumidores buscam facilidade de acesso durante a busca pelos produtos, além de comodidade, praticidade e rapidez no ato da compra.

No caso do e-commerce B2B, é essencial ajustar a plataforma do canal digital ao perfil dos clientes. Mas esta é uma tarefa complexa, que requer planejamento e estratégias específicas, que considerem porte da empresa, modelo de negócio e relacionamento do cliente com a marca no universo físico. Esses fatores influenciam no funcionamento da loja virtual, principalmente na determinação das condições de pagamento.

Em relação ao número de pedidos, em canais B2B, que concentram sua atenção nas empresas, os distribuidores atendem a pedidos maiores. Por esse motivo, é muito comum que eles trabalhem com um modelo de pedido mínimo. O mesmo não poderia ocorrer em canais B2C, focados no consumidor final. Isso porque, em muitos casos, o cliente acessa a página da loja para comprar um único produto. Nesse caso, estabelecer um pedido mínimo geraria uma barreira nada favorável.

Características do e-commerce B2B:

->Compras mais recorrentes;
->Menor capacidade de estoque;
->Vendas a longo prazo.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

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Andréa Oliveira 19-02-2018 Notícias

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