Combate a fraudes no e-commerce requer boa gestão de riscos

É indispensável ao gestor de riscos tomar uma série de cuidados para não cair na teia de agentes fraudulentos

É indispensável ao gestor de riscos tomar uma série de cuidados para não cair na teia de agentes fraudulentos

Combate a fraudes no e-commerce requer boa gestão de riscos

“Com a mudança no comportamento dos consumidores brasileiros, que passaram a comprar mais produtos via internet, o comércio online tornou-se uma forma promissora de as empresas obterem um bom faturamento. Mas é indispensável tomar uma série de cuidados para não cair na teia de agentes fraudulentos”, afirma Thiago Richter Bacchin, professor do Curso a Distância CPT Como Aumentar as Vendas pela Internet e Online.

Cancelamento de compras online

Embora uma das soluções mais comuns para evitar fraudes no e-commerce seja não finalizar transações suspeitas, esta não é uma medida 100% eficaz. No comércio eletrônico, o chargeback, ou cancelamento de compras online, é uma forma de não cair na teia de agentes fraudulentos. Entretanto, essa prática pode resultar em sérias perdas financeiras para a empresa, pois a loja deixa de lucrar com a não concretização das vendas.

Taxa de cancelamentos

Pesquisa realizada na Konduto, envolvendo o universo do comércio eletrônico brasileiro, mostrou um aumento significativo nas tentativas de fraude no e-commerce. Há dois anos, o índice já alcançava 3,58%. Se uma loja virtual apresenta taxa de cancelamentos acima dessa porcentagem, é sinal de que ela enfrenta sérios problemas com falsos positivos. E o gestor de riscos da empresa tem de mudar suas estratégias para converter esse quadro.

Análise dos custos da fraude

Por tais motivos, quem administra os riscos deve compreender que os custos da fraude não se limitam ao total de chargebacks. Outros aspectos de igual importância devem ser considerados, como os custos com ferramentas antifraude e taxa de cancelamento de pedidos. Não apenas isso, é fundamental considerar o índice de pedidos submetidos à revisão manual, ou seja, a taxa de pedidos enviados a um setor para nova análise antes da aprovação da venda.

Boa gestão de riscos

No mundo online, é essencial buscar informações no mercado. Elas poderão ajudar na identificação de aspectos relevantes que envolvem as tentativas de fraude e as medidas mais eficazes para combater esse mal. Além disso, os profissionais ligados ao e-commerce devem entender que as ferramentas antifraude não são o único meio de barrar transações suspeitas. É imprescindível uma boa gestão de riscos, para aumentar as receitas da loja com a liberação do maior volume de vendas, sem prejuízos causados por falsos positivos.

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Fonte: administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 18-04-2018 Notícias

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